Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45837
Código de Localidade: 3306305
Município: Volta Redonda
Tipo de material: fotografia
Título: Conjuntos residenciais da Companhia Siderúrgica Nacional : [Vista aérea da cidade] : Volta Redonda, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A área que representa o patrimônio da Companhia Siderúrgica Nacional, na qual foram construídos a usina e os bairros para seus operários e funcionários, foi formada por algumas fazendas desapropriadas pelo Governo Federal em março de 1941 e pelas fazendas Santa Cecília e Retiro, adquiridas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e por ele doada à empresa.
No início de 1942, começaram as obras das vilas residencial e comercial, projetadas pelo arquiteto Atílio Correia Lima, obedecendo ambas a um mesmo plano diretor. O plano previa loteamentos bem cuidados, estrutura viária hierarquizada, amplos espaços abertos com áreas ajardinadas, equipamentos urbanos centralizados, além de um cinturão verde de preservação.
Nos bairros residenciais, foram estabelecidas diferenças quanto ao tamanho dos lotes, às taxas de ocupação e aos tipos de residências, criando espaços estratificados por categorias profissionais e por faixas salariais. Obedecendo a esses critérios, seriam criados, ao longo dos anos, bairros para as categorias profissionais superiores, como Vila Santa Cecília (1942), Laranjal e Bela Vista (1945), bem como bairros para os funcionários e trabalhadores menos qualificados, primeiramente Conforto (1942) e, posteriormente, Jardim Paraíba, Nossa Senhora das Graças, Sessenta e Monte Castelo, entre 1952 e 1962.
A partir de 1967, as casas da CSN foram vendidas e transferidas ao Centro de Estudos de Ciências Sociais Aplicadas (Cecisa).
A preferência de compra dos imóveis foi dada aos moradores dos imóveis, porém boa parte dos funcionários da CSN não dispunham de recursos suficientes para arcar com os custos da operação. Com isso, os imóveis ocupados pelos funcionários da CSN foram ocupados por famílias de classe média, pois os imóveis estavam situados em áreas que já em 1967 eram praticamente centrais, apresentando um alto valor imobiliário.
A CSN também se desvencilhou do seu patrimônio público, transferindo à Prefeitura a responsabilidade pela manutenção dos bairros operários planejados.
Disponível em: http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_18-19/Cap-12-Angela_Fontes_Sergio_Lamarao.pdf. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Cidades e vilas; Conjuntos habitacionais; Habitações; Rio de Janeiro (Estado); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas; Volta Redonda (RJ)

Título Secundárias: CSN


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página