Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45820
Código de Localidade: 3306305
Município: Volta Redonda
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Macedo Soares] : [Busto do Gen. Edmundo Macedo Soares e Silva] : Escritório Central da Companhia Siderúrgica Nacional : Volta Redonda, RJ
Local: [S. l.]
Editor: ColonVist
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Busto de Edmundo Macedo Soares e Silva estava localizado na Praça Macedo Soares, porém em decorrência de uma greve iniciada em 4 de Novembro de 1988, com 17 dias de duração, o Busto de Edmundo Macedo Soares e Silva foi retirado da praça e, através da Lei Municipal 2.405 de 29 maio 1989, teve seu nome alterado para Praça Prefeito Juarez Antunes.
Disponível em: http://www.militar.com.br/modules.php?name=Historia&file=display&jid=32. Acesso em: Mar. 2016.
Edmundo de Macedo Soares e Silva (1901-1989) nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Militar, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1918. Teve participação na Revolta de 5 de julho de 1922, episódio que deu início ao Movimento Tenentista. Derrotado o levante de 1922, Macedo Soares foi preso. Permaneceu encarcerado até março de 1925, quando conseguiu fugir do presídio da Ilha Grande e se exilou na Europa.
Formou-se em engenharia na França, tornando-se especialista em metalurgia.
Logo após a Revolução de 1930, foi anistiado e retornou ao Brasil como Capitão. Nesse período teve grande atuação no ciclo de debates sobre a siderurgia brasileira, integrando comissões e conselhos.
Em janeiro de 1931, passou a integrar a Comissão Militar de Estudos Metalúrgicos. Em agosto desse ano, tornou-se membro da Comissão Nacional de Siderurgia, subordinada ao Ministério da Guerra, nela assumindo os cargos de relator e secretário. Os membros dessa comissão, após realizados os estudos técnicos necessários, passaram a defender a viabilidade e a necessidade de construção de uma grande usina siderúrgica no Brasil.
O projeto que Edmundo Macedo Soares apresentou ao Conselho Técnico de Economia e Finanças em 1938 serviu de base, anos depois, ao projeto definitivo de construção da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), localizada em Volta Redonda (RJ). Em 1939, Edmundo Macedo Soares foi empossado na presidência da recém-criada Comissão Preparatória do Plano Siderúrgico.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi criada em 1941. Como diretor técnico da empresa, Macedo Soares acompanhou todas as etapas de construção da usina, que entrou em funcionamento em junho de 1946.
Com a posse do general Eurico Gaspar Dutra na presidência da República, em 1946, foi nomeado ministro da Viação e Obras Públicas, cargo que exerceu até outubro daquele ano, quando abandonou o cargo para concorrer às eleições ao governo do Estado do Rio de Janeiro.
Foi eleito governador, tomando posse em fevereiro de 1947. Com o fim do mandato em 1951, passou a dar aulas de metalurgia na Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e foi convidado, em 1954, a presidir a CSN. Em 1960, deixou o cargo para ocupar a vice-presidência da Mercedes-Benz do Brasil. Apoiou o movimento militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964, sendo eleito no mesmo ano vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A convite do presidente Castelo Branco, integrou seu Ministério na pasta da Indústria e Comércio, que assumiu em 1967. Em 1969 deixou o cargo para dedicar-se à iniciativa privada. Faleceu em 1989, no Rio de Janeiro.
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/biografias/edmundo_de_macedo_soares. Acesso em: Mar. 2016.
Disponível em: http://www.alerj.rj.gov.br/memoria/cd/bios/edsoares.html. Acesso em: mar. 2016.
Em 9 de abril de 1941 o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto para a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Dez anos antes, havia sido criada a Comissão Militar de Estudos Metalúrgicos. O Alto-Forno I foi aceso em 1º de outubro de 1946, iniciando suas operações em 1º de outubro de 1946, em Volta Redonda (RJ), como uma empresa estatal. A partir de 1961 a Usina passa a ser chamada de Usina Presidente Vargas (UPV).
A CSN foi a primeira produtora integrada de aços planos no Brasil, um marco no processo brasileiro de industrialização. O seu aço viabilizou a implantação das primeiras indústrias nacionais, núcleo do atual parque fabril brasileiro.
Em 1993, tornou-se um grupo privado e passou a diversificar seus negócios em uma estrutura integrada. Hoje, a empresa desenvolve e oferece produtos para a indústria automobilística, fabricantes de eletrodomésticos, setor de embalagens e construção civil, além de ser uma das maiores exportadoras de minério de ferro do continente.
Hoje, o grupo emprega mais de 22 mil pessoas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rondônia, Piauí, Ceará e Pernambuco. Multinacional brasileira, a CSN também atua nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal, além de possuir ações listadas nas Bolsas de Valores de São Paulo (Bovespa) e de Nova York (Nyse).
A CSN é um dos maiores grupos industriais do Brasil, com atuação destacada nos setores de siderurgia, mineração, cimento, logística e energia e a principal planta siderúrgica da Companhia, a Usina Presidente Vargas (UPV), está em Volta Redonda, no sul fluminense. Possui capacidade anual de produção de 5 milhões de toneladas de aços planos.
Disponível em: http://www.csn.com.br/irj/portal/anonymous?NavigationTarget=navurl://71e27abde11ce88fb64f77b46bc479c3. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Estátuas; Indústrias; Monumentos; Praças; Rio de Janeiro (Estado); Silva, Edmundo de Macedo Soares e, 1901-1989; Usinas siderúrgicas; Volta Redonda (RJ)

Título Secundárias: CSN; General Edmundo Macedo Soares e Silva; Praça Prefeito Juarez Antunes


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página