Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45813
Código de Localidade: 4314407
Município: Pelotas
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : [Praça Coronel Pedro Osório : Mercado Público Municipal] : Pelotas, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Com a aprovação da construção em 1846, foi elaborado o projeto, mas não foi possível a sua construção. Em 1849, Roberto Offer apresentou à Câmara um outro projeto, considerado de valor exorbitante, mas de boa qualidade. Consistia em um prédio quadrado de pátio central com acesso pelas esquinas. A construção destinada às lojas, o pátio ao comércio informal e o centro à torre do relógio, que possui abóbada e mirante. No período de 1911 e 1914, o Mercado sofreu uma reformulação profunda em termos de plantas e fachadas, obras dirigidas pelo engenheiro Manoel Itaqui; nesta fase o prédio recebe, além de mudanças de acessos, a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, cujo modelo faz alusão à Torre Eiffel. Do farol emerge luz de uma poderosa luminária rotativa, que espalha raios para todos os quadrantes; visto de longe, o farol identificou a cidade por muitos anos. Na planta anterior, os acessos eram apenas pelas esquinas em chanfro, coroados por um frontão triangular. Já na planta de 1914, o partido e a volumetria se modificaram, tornando os acessos centralizados nas fachadas e torreões nas esquinas, com suas circulações internas em cruz, com um arcabouço central apoiado em 74 colunas de ferro, com tesouras ligadas por vigorosas vigas de ferro abertas em ogivas e com vitrais nas ogivas laterais. O primeiro prédio é de linhas simples, apresentando um ritmo de cheios e vazios marcados pelas vergas em arco pleno no vão das portas. Os torreões recebem na platibanda ornamentos com guirlandas de flores e frutas em relevo, em estilo Art-Nouveau. Possui 120 lojas dos mais variados tipos. O relógio e o sino ainda são preservados no local. Atualmente, o Mercado Público Municipal continua exercendo a sua função, abastecendo a cidade com seus diferentes tipos de produtos.
Disponível em: http://www.turismo.pelotasvip.com.br/arquivos/mercado_publico.htm. Acesso em: fev. 2016.
A Praça Coronel Pedro Osório faz parte do segundo loteamento da cidade de Pelotas, cujas terras pertenciam à Mariana Eufrásia da Silveira, doadas a ela por ordem do governador Dom Diogo de Souza, em 1812. Durante sua história, a Praça sustentou vários nomes, como Praça da Regeneração, Praça D. Pedro II e Praça da República, até chegar em seu nome atual. A Praça Cel. Pedro Osório apresenta oito entradas, abundante arborização e um chafariz chamado "As Nereidas", localizado no ponto central. O chafariz "As Nereidas" foi importado da França pela Companhia Hydráulica Pelotense, em 1875, juntamente com mais três chafarizes; na época, a finalidade era ornamentar os jardins públicos e, também, abastecer de água a população que habitava o entorno das praças. O chafariz "As Nereidas" substituiu o pelourinho, erguido em 7 de Abril de 1832, como símbolo da autonomia do Município. Entre os monumentos da Praça, se destacam as obras do escultor pelotense Antônio Caringi, que foi criador do monumento ao Cel. Pedro Osório, monumento à Mãe Pelotense e o Relógio Solar. O entorno da Praça Cel. Pedro Osório é onde se encontra o maior número de exemplares arquitetônicos construídos no período entre 1870 e 1930.
Disponível em: http://www.pelotas.rs.gov.br/cidade_atracoes/pelotas_atracoes_praca_coronel.htm. Acesso em: fev. 2016.
Nota-se ao centro a Praça Coronel Pedro Osório e, no canto superio direito, o Mercado Público Municipal.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Mercados; Pelotas (RS); Praças; Rio Grande do Sul; Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Mercado Central; Praça D. Pedro II; Praça da Regeneração; Praça da República


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página