ID: 45790
Código de Localidade: 4314407
Município: Pelotas
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Piratinino de Almeida : caixa d'água : Pelotas, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Em 1871, um decreto imperial autorizou a implantação da Companhia Hydráulica Pelotense em Pelotas, sob a direção de Hygino Corrêa Durão. A primeira cláusula do contrato da Companhia previa a colocação de um reservatório de água no centro da cidade. Assim, a caixa d’água foi comprada da empresa Hanna Donald & Wilson, Makers, Abbey Works, localizada na cidade de Paisley, Escócia, no ano de 1875. O reservatório veio de navio em peças para ser montado, juntamente com o engenheiro responsável por coordenar os trabalhos de montagem. Para conduzir o material, a Companhia Ferro Carril, estendeu trilhos até a praça. Em maio de 1875, começou a ser erguido no Largo da Caridade, hoje Praça Piratinino de Almeida, e as obras foram concluídas em setembro do mesmo ano.
O Reservatório R1, é um monumento de ferro construído com a técnica da pré fabricação em peças. Sua planta é em coroa circular, de forma cilíndrica, com a caixa elevada sobre quarenta e cinco elegantes colunas. Tem capacidade para 1500 m³ de água. No centro superior destaca-se uma cúpula, rodeada de colunas, que destinava-se ao passeio público da época, com acesso através de uma escada helicoidal, sob vigilância de um guarda. A caixa d’água é ornada com consoles, grades, molduras e arcos em ferro fundido. A Praça da Caixa d'Água, como também é conhecida, passou por reformas de restauração em 2011, onde inclusive foi modificada a cor, apresentando atualmente uma coloração avermelhada.
A caixa d’água é um dos quatro bens tombados de Pelotas no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura. O reservatório está registrado no livro de Belas Artes, sob a inscrição nº 561, processo 1064-T-82, com data de 19 de julho de 1984.
Disponível em: http://www.pelotas.com.br/sanep/museu-do-saneamento/agua/caixa-dagua/. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=116&Numero=207&Caderno=9&Noticia=285416. Acesso em fev. 2016.
Assuntos: Água; Caixas d'água; Pelotas (RS); Praças; Reservatórios; Rio Grande do Sul
Título Secundárias: Largo da Caridade; Praça da Caixa d'Água