ID: 45773
Código de Localidade: 4314407
Município: Pelotas
Tipo de material: fotografia
Título: Estação de Tratamento de Água Moreira : Pelotas, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Companhia Hydráulica Pelotense funcionava na captação e bombeamento da água em uma linha adutora. Possuía tubos de ferro fundido vindos da França, feitos em processo artesanal, com 305 milímetros de diâmetro e 19.417 metros de extensão até a caixa de água no centro da cidade de Pelotas. A Companhia foi fundada em 1871, por iniciativa de Hygino Côrrea Durão e sob o Decreto Imperial número 859 do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
As primeiras plantas e detalhes da execução do projeto de canalizações e distribuição de água, junto dos respectivos orçamentos e relatórios, vieram dos Senhores R. B. Bell & D. Miller, engenheiros de uma firma em Glasgow, na Escócia, sendo depois submetidos à aprovação do Governo da Província.
Em 1908, a Companhia Hydráulica Pelotense foi extinta e a Intendência Municipal adquiriu todo o acervo da Companhia pela quantia de 1.200 Contos de Réis (moeda da época).
Atualmente, a Companhia abriga a Estação de Tratamento de Água Moreira (ETA Moreira), que leva este nome por estar localizada no Arroio Moreira. A ETA Moreira é uma das estações de tratamento que está sob responsabilidade do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), que entre 1965 e 1984 era chamado Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE). O Sanep é uma autarquia da Prefeitura, responsável pela captação, tratamento e distribuição de água potável, coleta e destinação de lixo (resíduos sólidos), coleta e tratamento de esgotos sanitários e pela drenagem urbana. A represa Moreira consiste em uma barragem com uma pequena bacia de acumulação de água bruta, que serve unicamente para prover a estação de tratamento, passando a água por filtros e tratamento convencional completo; alimenta o reservatório R5 e R5T, distribuindo água para os bairros COHAB Guabiroba, Padre Réus e Simoes Lopes, seguindo pela Avenida Duque de Caxias até a esquina das ruas Marechal Floriano com Santos Dumont. O R5T distribui para a COHAB Gotuzzo, parte do Bairro Fragata, Vila Santo Antônio de Pádua e Vila São Jorge, prolongamento da Avenida Cidade de Lisboa até o trevo da BR 116.
A ETA Moreira é um cartão postal por sua beleza natural e conservação dos equipamentos de bronze do século passado, como também seu relógio que ainda funciona e informa pontualmente o horário aos pelotenses.
Disponível em: http://www.pelotas.com.br/sanep/museu-do-saneamento/agua/companhia-hidraulica-pelotense/. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/estacoes-de-tratamento/. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.pelotas.rs.gov.br/vigiagua/tratamento/tratamento-da-agua.htm. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.pelotas.com.br/sanep/museu-do-saneamento/agua/estacao-de-agua-do-arroio-moreira/. Acesso em: jan. 2016.
Assuntos: Abastecimento de água; Água; Estações de tratamento; Pelotas (RS); Rio Grande do Sul; Saneamento
Título Secundárias: Companhia Hidráulica Pelotense; Companhia Hydráulica Pelotense; Estação de Tratamento de Água do SAAE; Estação de Tratamento de Água do Sanep; Estação de Tratamento de Água e Esgoto Moreira; ETA Moreira