ID: 45744
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Título: [Avenida Anchieta] : Instituto de Educação Carlos Gomes : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A criação do Mercado Grande, em 1861, abriu um novo caminho na região – o primeiro percurso da atual Avenida Anchieta, no trecho entre a Rua General Osório e a Avenida Benjamin Constant. Esse caminho era a continuação da Rua da Bica Grande, atual Rua Irmã Serafina. Tempos depois, os serviços de saneamento básico drenaram o córrego existente no local, que fez com que a Rua da Bica Grande fosse ampliada com o pedaço que hoje é a pista interna do Corredor Central.
Em 1934, ficou determinado que a Rua Irmã Serafina ficaria do trecho entre a Rua General Osório e a Rua Uruguaiana e o restante seria a Avenida Anchieta, que nessa data ganhou mais uma pista.
Existe um busto em homenagem a José de Anchieta no cruzamento da Avenida Anchieta com a Rua General Osório.
Dispinível em: http://www.emdec.com.br/hotsites/nossa_cidade/anchieta.html. Acesso em: fev. 2016.
Em 4 de março de 1901, o vereador Carlos Kaysel fez a proposta da criação de uma escola para formação de docentes para o ensino elementar, dando ênfase na necessidade real e urgente de tal empreitada. O político Antonio Álvares Lobo foi incumbido de apresentar e defender tal projeto junto ao governo estadual, sendo obtido ainda nesse ano um parecer favorável do governo estadual.
A Escola Complementar de Campinas, criada pelo governo do Estado de São Paulo por uma lei datada de 14 de dezembro de 1902, foi inaugurada em 13 de Abril de 1903.
Funcionava como escola mista e era, junto com o Colégio Culto à Ciência, a única escola oficial de nível médio e que se dizia escola secundária.
Em 2 de Janeiro de 1912 foi promulgada uma lei que transformava as Escolas Complementares do Estado em Normais Primárias, o que gerou a primeira mudança de nome para Escola Normal Primária.
A Câmara Municipal de Campinas alugou, para instalar tal escola, um sobrado localizado na Rua Treze de Maio e um outro prédio, ao lado do sobrado, situado na Rua Francisco Glicério. O conjunto, depois de reformado e adaptado para as novas funções, passou a ocupar a esquina dessas duas ruas.
A escola mudou-se para o prédio atual, localizado na Avenida Anchieta, em 1924. Foi construído num terreno que pertencia ao município, com projeto da obra foi elaborado pelo arquiteto Cesar Marchisio, que utilizou o mesmo projeto da Escola Normal de Guaratinguetá e da Escola Normal de Casa Branca, modificando apenas a fachada.
Foi concluído por Torello Dinucci.
O edifício, que tem três pavimentos, atualmente está implantado praticamente no alinhamento frontal da avenida, pois perdeu parte de seus jardins pelo alargamento da mesma. Possui ainda pinturas nas paredes laterais do vestíbulo e detalhes decorativos nas fachadas. Foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, CONDEPHAAT, em 12 de maio de 1982. Em 24 de abril de 1997, foi tombado pelo CONDEPACC.
Em 1920, passou a se chamar Escola Normal de Campinas e em meados de 1936 teve seu nome alterado para Escola Normal Carlos Gomes, após decreto do governador de São Paulo, Armando Salles de Oliveira por ocasião do centenário do músico campineiro.
Sua denominação foi alterada novamente em 1942, passando a ser chamada Escola Normal e Ginásio Estadual Carlos Gomes.
Em 21 de dezembro de 1951 passou a denominar-se Instituto de Educação Carlos Gomes, o segundo instituto criado no estado. Passou a chamar-se Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carlos Gomes, em janeiro de 1976. Atual Escola Estadual Carlos Gomes
Disponível em: http://www.campinasdeantigamente.com.br/2014/10/ie-carlos-gomes.html. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://mariocarvalhomatos.blogspot.com.br/2014/12/escola-normal-de-campinas.html. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos: Campinas (SP); Edifícios escolares; Escolas; Ruas; São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Av. Anchieta; Escola Complementar de Campinas; Escola Estadual Carlos Gomes; Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Carlos Gomes; Escola Normal Carlos Gomes; Escola Normal de Campinas; Escola Normal e Ginásio Estadual Carlos Gomes; Escola Normal Primária; Instituto de Educação Carlos Gomes