Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45734
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Título: Instituto Agronômico de Campinas : Busto do Prof. Franz W. Dafert : Edifício D. Pedro II : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) é instituto de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e tem sua sede no município de Campinas. Foi fundado em 1887 pelo Imperador D. Pedro II, tendo recebido a denominação de Estação Agronômica de Campinas, com a finalidade inicial de desenvolver o setor cafeeiro e as demais culturas importantes da economia do Estado. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
Por ser o país essencialmente agrícola, e nesta época não existirem técnicos e cientistas do ramo, o Governo Imperial decidiu contratar um cientista estrangeiro para dirigir a Estação Agronômica, no intuito de conduzir os trabalhos agrícolas inicias e preparar técnicos no país. O cientista foi o Dr. Franz W. Dafert.
Sua atuação garante a oferta de alimentos à população e matéria-prima à indústria, cooperando para a segurança alimentar e para a competitividade dos produtos nos mercados interno e externo. Seu corpo de servidores conta com 161 pesquisadores científicos e 319 funcionários de apoio. Sua área física de 1.279 hectares de terras abriga a Sede, Centro Experimental Central e 12 Centros de Pesquisa distribuídos entre Campinas, Cordeirópolis, Jundiaí, Ribeirão Preto e Votuporanga, ocupados com casas de vegetação, laboratórios e demais infraestruturas adequadas aos seus trabalhos.
http://www.campinas.sp.gov.br/governo/cultura/patrimonio/bens-tombados/verBem.php?id=81. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/instituto/. Acesso em: fev. 2016.

Franz Wilhelm Dafert foi o fundador e primeiro diretor do Instituto Agronômico. Jovem cientista austríaco, doutor em química agrícola, foi contratado pelo governo brasileiro para organizar e dirigir um instituto de pesquisa agronômica. Sua gestão, considerada admirável, foi um período em que ocorreram importantes transformações na instituição, possibilitando um maior atendimento às demandas e à melhoria dos serviços. Sob sua direção, o Instituto Agronômico foi a primeira instituição a realizar análise de solo e planta no Brasil, recebendo, em 1904, a Medalha de Prata por Análise de Solo na Exposição Universal de Saint Louis, nos Estados Unidos.
Disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/instituto/iac_126_anos.php. Acesso em: fev. 2016.
O prédio D. Pedro II. foi projetado por Henrique Florence, em estilo art nouveau. O edifício foi construído em 1888 e passou por reformas e ampliações antes de ser tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT). Mesmo com as modificações, que estão diretamente ligadas à evolução do IAC, o prédio mantém a fachada original há 100 anos. O Prédio D. Pedro II é considerado um dos cartões postais de Campinas e símbolo do período imperial na cidade. O edifício foi o primeiro local a abrigar a Sede do IAC. A escolha de sua localização foi estratégica: um terreno plano, próximo de um gasômetro, o que possibilitava a obtenção de gás de forma mais fácil. Campinas, na época, não possuía água e esgoto encanados. Essa edificação é considerada a pedra fundamental do Instituto.
Disponível em: http://agricultura.sp.gov.br/noticias/2776-iac-comemora-125-com-entrega-de-restauro-do-predio-d-pedro-ii-e-apresentacao-de-pesquisa. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Agronomia; Campinas (SP); Dafert, Franz Josef Wilhelm; Edifícios; Monumentos; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Estação Agronômica de Campinas; IAC


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística