ID: 45693
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Autor: Biasi, Gilberto de, 1931
Título: Rua da Conceição : Paróquia da Nossa Senhora da Conceição : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1952
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A história da Catedral Metropolitana reflete a trajetória da consolidação do município de Campinas, nascida de uma antiga parada de bandeirantes no caminho dos Goiazes, rota que conduzia ao sertão de Goiás. A religiosidade católica dos primeiros habitantes da região motivou o governo diocesano de São Paulo iniciar o atendimento pastoral. Em 14 de julho de 1774, com a celebração da 1ª missa, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição das Campinas de Mato Grosso. Tendo como matriz uma pequena capela de sapé, é instalada a Paróquia da Nossa Senhora da Conceição de Campinas que lá ficou até a conclusão da Matriz Velha em 1781.
A paróquia teve novo endereço, a Igreja do Rosário, até o término das obras da Matriz Nova em 08 de dezembro de 1883, quando foi definitivamente transferida para o novo templo construído especialmente para abrigá-la. Hoje a Catedral é nomeada de Catedral Metropolitana de Campinas.
Sua Matriz assistiu a implantação da Diocese em 1908 e da Arquidiocese em 1958.
Tem em sua Cripta sepultados os seis bispos que atuaram na diocese de Campinas e acolhe hoje mais de 3.000 fiéis que se dirigem a ela diariamente.
Disponível em: http://arquidiocesecampinas.com/catedral-metropolitana-tesouro-da-fe.html. Acesso em: fev. 2016.
Assuntos: Campinas (SP); Catedrais; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Ruas; São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Catedral Metropolitana
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.