ID: 45619
Código de Localidade: 3543402
Município: Ribeirão Preto
Tipo de material: fotografia
Título: Praça XV de Novembro : Hotel Umuarama : Ribeirão Preto, SP
Local: [S. l.]
Editor: ColonVist
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça XV de Novembro, marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o Quarteirão Paulista.
Na última restauração, foi mantida a estrutura da última reforma da praça, na década de 30, quando foi construída a fonte luminosa. Desde sua inauguração, em 1890, a Praça XV sofreu várias modificações.
Em 1900 foram construídos um coreto e um chafariz. A capela que ficava onde está a fonte luminosa, edificada em 1868, foi demolida em 1905.
Em 1919 a Praça XV passou por reforma completa que incluiu a construção de um bar da Companhia Cervejaria Paulista (Antarctica). O bar foi demolido em 1928, dando lugar ao "Trianon da Praça XV", que tinha funções de bar térreo e de mirante na cobertura. O Trianon foi inaugurado entre 1929 e 1930 e demolido em 1938.
Entre 1937 e 1944 a praça sofreu sua transformação mais significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual. A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos canteiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.
A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido, 168 bancos de madeira, com pés em ferro fundido, como os modelos existentes nas décadas de 30 e 40.
Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/turismo/i71praca15.htm. Acesso em: jan. 2016.
O Hotel Umuarama foi o primeiro edifício alto de Ribeirão Preto, com 12 andares. Foi empreendido por Antonio Diederichsen, sua construção teve início em 1947 e sua inauguração aconteceu em 1951.
A administração foi confiada, por arrendamento, a um imigrante grego de nome João Constantino Miloná, que já era estabelecido no mesmo ramo na cidade de Araçatuba-SP.
Por muitos anos, o Hotel Umuarama foi um dos ícones de Ribeirão Preto. Era de categoria superior, com restaurante internacional, barbearia, saúna, lavanderia e demais serviços. De alguns quartos, via-se a Praça XV de Novembro e o Quarteirão Paulista. De outros, era possível ver a Catedral Metropolitana. Grandes recepções e festas foram realizadas no hotel.
As atividades do Hotel Umuarama foram finalizadas em 1969, depois de muitas demandas judiciais com a Cia. Diederichsen. O prédio ficou fechado por um ano e depois foi incorporado ao patrimônio do Banco Bradesco, para saldar dívidas da empresa Diederichsen. Por algum tempo funcionou com o nome de Hotel Bradesco e após várias reformas passou a abrigar o Hotel Vila Real.
Disponível em: http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=R&idCity=24&idCategory=7&idBook=1524. Acesso em: jan. 2016.
Assuntos: Hotéis; Praças; Ribeirão Preto (SP); São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Hotel Bradesco; Hotel Vila Real; Praça 15 de Novembro; Praça Quinze de Novembro