ID: 45586
Código de Localidade: 3543402
Município: Ribeirão Preto
Tipo de material: fotografia
Título: Praça XV de Novembro : À Epopéia de 1932 : Hotel Umuarama : Ribeirão Preto, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça XV de Novembro , marco de referência histórica e geográfica, localiza-se na região central da cidade. A praça foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em 13 de março de 1985, junto com o Quarteirão Paulista.
Na última restauração, foi mantida a estrutura da última reforma da praça, na década de 30, quando foi construída a fonte luminosa. Desde sua inauguração, em 1890, a Praça XV sofreu várias modificações.
Em 1900 foram construídos um coreto e um chafariz. A capela que ficava onde está a fonte luminosa, edificada em 1868, foi demolida em 1905.
Em 1919 a Praça XV passou por reforma completa que incluiu a construção de um bar da Companhia Cervejaria Paulista (Antarctica). O bar foi demolido em 1928, dando lugar ao "Trianon da Praça XV", que tinha funções de bar térreo e de mirante na cobertura. O Trianon foi inaugurado entre 1929 e 1930 e demolido em 1938.
Entre 1937 e 1944 a praça sofreu sua transformação mais significativa e adquiriu detalhes que formam sua imagem atual. A maior mudança aconteceu no dia 20 de janeiro de 1939, quando foi inaugurada a fonte luminosa com luzes azuis, vermelhas e amarelas. O traçado dos canteiros foi completamente alterado e o coreto substituído pelo Monumento do Soldado Constitucionalista da Revolução de 1932.
A Praça XV tem 104 postes de iluminação em ferro fundido, 168 bancos de madeira, com pés em ferro fundido, como os modelos existentes nas décadas de 30 e 40.
Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/turismo/i71praca15.htm. Acesso em: jan. 2016.
Por iniciativa da Comissão pró-monumento do Soldado de 32, foi instalado em 1939 o monumento mais conhecido como Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1932.
Inicialmente pretendia-se construir, juntamente com a escultura, um mausoléu. Contudo, a comissão não conseguiu arrecadar verba suficiente, além de ceder à ideia que um túmulo valorizaria excessivamente os mortos em combate e desvalorizaria os que voltaram vivos.
A obra é de autoria de Galileu Ugo Emendábile e foi esculpida em granito e bronze.
Na face frontal está a inscrição “à epopéia de 1932”.
Em 9 de julho de 1982 foi instalada uma placa em homenagem aos que morreram na Revolução de 1932, comemorando o cinquentenário da revolução. A placa contem a inscrição “glória aos heróis tombados em 1932. Augusto Fiordelice, Ayrton Roxo, Henrique Junqueira Franco, Januário dos Santos, Joaquim Alves, José de Oliveira Moreira, Mario Furtado, Nélio Batista Guimarães, Valodomiro Machado. Pola Ley e Pola Grey. Cinquentenário da Revolução Consitucionalista de 1932. 9 de julho de 1982.”
Disponível em: http://www.coderp.com.br/principaln.php?pagina=/scultura/arqpublico/monumentos/i14m-24-epopeia.php. Acesso em: jan. 2016.
O Hotel Umuarama foi o primeiro edifício alto de Ribeirão Preto, com 12 andares. Foi empreendido por Antonio Diederichsen, sua construção teve início em 1947 e sua inauguração aconteceu em 1951.
A administração foi confiada, por arrendamento, a um imigrante grego de nome João Constantino Miloná, que já era estabelecido no mesmo ramo na cidade de Araçatuba-SP.
Por muitos anos, o Hotel Umuarama foi um dos ícones de Ribeirão Preto. Era de categoria superior, com restaurante internacional, barbearia, saúna, lavanderia e demais serviços. De alguns quartos, via-se a Praça XV de Novembro e o Quarteirão Paulista. De outros, era possível ver a Catedral Metropolitana. Grandes recepções e festas foram realizadas no hotel.
As atividades do Hotel Umuarama foram finalizadas em 1969, depois de muitas demandas judiciais com a Cia. Diederichsen. O prédio ficou fechado por um ano e depois foi incorporado ao patrimônio do Banco Bradesco, para saldar dívidas da empresa Diederichsen. Por algum tempo funcionou com o nome de Hotel Bradesco e após várias reformas passou a abrigar o Hotel Vila Real.
Disponível em: http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=R&idCity=24&idCategory=7&idBook=1524. Acesso em: jan. 2016.
Assuntos: Hotéis; Monumentos; Praças; Ribeirão Preto (SP); São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Hotel Bradesco; Hotel Vila Real; Monumento ao Soldado Constitucionalista de 1932; Praça 15 de Novembro; Praça Quinze de Novembro; Soldado Constitucionalista – Epopéia de 1932