ID: 45414
Código de Localidade: 3518701
Município: Guarujá
Tipo de material: fotografia
Título: Praia [das Pitangueiras] : Hotel [Pousada] Sobre As Ondas : Guarujá, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praia das Pitangueiras se localiza no centro do Bairro das Pitangueiras. Foi ali que se deu o desenvolvimento do Guarujá, o que torna esta praia um ponto tão importante e representativo para cidade. O nome original era Praia das Laranjeiras, devido à chácara da moradora, D. Maria Malta, ser cultivada com laranjeiras. Após uma praga que destruiu as laranjeiras, a proprietária passou a cultivar pitangueiras no local. A praia passou então a ser conhecida como Praia das Pitangueiras.
Disponível em: http://portal.guaruja.sp.gov.br/praias/. Acesso em: jan. 2016.
O Hotel Sobre As Ondas, localizado entre as praias das Astúrias e Pitangueiras, inclusive estabelece a separação entre estas praias, no Guarujá, é um marco referencial na paisagem do local. O edifício Sobre As Ondas foi um projeto aprovado pela Prefeitura de Guarujá em 26 de outubro de 1945, construído no terreno que abrigava o antigo Hotel Orlandi, obra que foi acompanhada por Oswaldo Corrêa Gonçalves, já que o primeiro arquiteto que havia iniciado o projeto, Jayme Fonseca Rodrigues, faleceu precocemente em 1947.
O Edifício é considerado um marco da arquitetura modernista do litoral paulista, caracterizado pelas curvas e traços racionalistas, foi exposto na Trienal de Milão e premiado no IV Congresso Panamericano de Arquitetura de Lima. Após as reformas que sofreu antes do tombamento, publicado em 9 de novembro de 2010 no Diário Oficial do Estado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), a planta se estabelecia por 88 apartamentos, restaurante, playground, salão de jogos, mezanino, 11 pavimentos, cobertura com 2 apartamentos e um salão de jogos para uso coletivo, o hotel não possui garagem, além do conjunto de rampa e escada (à esquerda na foto) que fazia a ligação entre o térreo e o mezanino pelo exterior do edifício e que foi removido por motivos de segurança. A arquitetura é de extrema significância, pois suas características não serão alteradas, já que nos dias de hoje não seria possível ser construído um edifício como o Sobre As Ondas, por questões ambientais. O hotel também é composto por um anexo: uma casa sobre a pedra, já nas areias da praia e de frente para o mar. A Casa da Pedra, como é conhecida, foi projetada em 1952 pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavick e já foi cenário do filme O Puritano da Rua Augusta, protagonizado pelo ator Amácio Mazzaropi. Atualmente, a casa está rodeada de grandes prédios, o que altera a topografia, mas não tira o seu charme e o toque vanguardista.
Disponível em: http://guarujaweb.blogspot.com.br/2010/12/edificio-sobre-as-ondas.html. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/03.033/708. Acesso em jan. 2016.
Nota-se em primeiro plano, ao fundo, a Praia das Astúrias.
Assuntos: Guarujá (SP); Hotéis; Praias; São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Casa da Pedra; Guarujá Sobre as Ondas; Praia das Laranjeiras