ID: 45288
Código de Localidade: 3301009
Município: Campos dos Goytacazes
Tipo de material: fotografia
Título: [Parque Alberto Sampaio] : [Canal Campos-Macaé] : Campos dos Goytacazes, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1967
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Parque Alberto Sampaio, também conhecido como Praça Alberto Sampaio e Praça do Mercado, foi inaugurado em 1988, pelo então Prefeito Zezé Barbosa e foi construído no local onde antes existia o “Jardim de Alah”. O nome é uma homenagem ao campista, médico, naturalista, sociólogo, geógrafo e botânico de renome internacional, Alberto Sampaio. A Praça situa-se em frente ao Mercado Municipal, entre as pistas oriundas do viaduto da ponte da Rosinha possui extensa área livre, sombreada por diferentes espécies de árvores. Há um chafariz de três patamares que cria uma bela queda d'água. Localiza-se no Centro da cidade. Nota-se em segundo plano à esquerda o Mercado Municipal de Campos.
Disponível em: http://jornalterceiravia.com.br/noticias/campos_dos_goytacazes/1456/parque_alberto_sampaio,_em_campos,_comeca_a_passar_por_obras_de_revitalizacao. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://camposturismo.com.br/2369_praca-do-mercado. Acesso em: nov. 2015.
A navegação no Canal Campos-Macaé inciou-se no dia 19 de Fevereiro do ano de 1872. O Canal Campos–Macaé, também denominado Canal Macaé-Campos, é um canal artificial que realizava a interligação das cidades Macaé e Campos dos Goytacazes. O canal corta os atuais municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Carapebus e Macaé, além do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Considera-se o Canal como uma das maiores obras de engenharia do país realizadas na época do Império. O seu percurso possui largura média de 15 metros, estende-se por 106 quilômetros, sem contar os diversos canais de derivação. É o segundo canal artificial mais longo do mundo, se levada em consideração apenas sua extensão. O Canal tinha início na Bacia, e só mais tarde que foi estabelecida comunicação de suas águas com as do Rio Paraíba do Sul. José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho, bispo de Olinda, sugeriu na obra "Ensaio Econômico sobre o Comércio de Portugal e suas Colônias" de 1794, a construção de um canal que unisse os rios Macaé e Paraíba do Sul, passando pelos rios Ururaí e Macabu (que desaguam na lagoa Feia), e pelas lagoas de Carapebus. O projeto do canal, datado de 1837, é de autoria do engenheiro inglês John Henry Freese.
Disponível em: http://www.ururau.com.br/cidades12314. Acesso em: out. 2015.
Assuntos: Campos dos Goytacazes (RJ); Canais; Jardins; Parques; Praças; Rio de Janeiro (Estado)
Título Secundárias: Canal Macaé-Campos; Jardim de Alah; Praça Alberto Sampaio; Praça do Mercado