Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45247
Código de Localidade: 3143302
Município: Montes Claros
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Ministro Francisco Sá : Estação Estrada Ferro do Central Brasil de Montes Claros : Montes Claros, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : sépia
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Monumento ao Ministro Francisco Sá foi oficialmente inaugurado por ocasião da comemoração do centenário da instalação da Vila de Montes Claros. O Monumento, construído em uma praça, de frente para a Estação da Central do Brasil, mede 6,50 metros de altura e é constituído pela estátua de corpo inteiro do Ministro feita em bronze com 2,60 metros de altura, localizada sobre um pedestal de granito com quatro placas de bronze estampadas. Na placa da frente, está escrito “A Francisco Sá, o Norte de Minas. 14 de setembro de 1930”; na placa localizada ao lado oposto, lê-se “Gratias tibi agit respublica. I-IX-MCMXXVI”; as placas laterais contem gravuras em relevo, uma tendo pontes, estradas de ferro, canais e aviões, e outra, tendo a efígie de Calíope e dois versos de Horácio.
Disponível em: http://montesclaros.com/mural/cronistas.asp?data=16/10/2011. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/VCSA-6VHKU3/disserta__o.pdf?sequence=1. Acesso em: dez. 2015.
Francisco Sá nasceu na Fazenda do Brejo de Santo André, no Município do Brejo das Almas, Minas Gerais, no dia 14 de setembro de 1862, falecendo no dia 23 de Abril de 1936, no Rio de Janeiro. Fez o curso secundário em Diamantina, diplomando-se em Engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto, em 1884. Exerceu o cargo de Secretário do Presidente da Província do Ceará, Dr. Carlos Honório Benedito Otoni, logo após a sua formatura. Francisco Sá foi eleito Deputado Provincial pelo Estado de Minas e depois Deputado Geral pelo Ceará. Quando foi proclamada a República, regressou a Minas, onde desempenhou as funções de Diretor do Serviço de Terra e Colonização. Fez parte do Governo do Estado de Minas, como Secretário da Agricultura, na presidência Bias Fortes. Logo depois foi eleito Deputado pelo Ceará e, em seguida, representante daquele Estado na Câmara Alta. Francisco Sá foi Ministro da Viação na presidência de Nilo Peçanha e na de Arthur Bernardes, onde construiu estradas de ferro, portos, aumentou as linhas telegráficas e as comunicações postais, bem como iniciou o combate às secas e estimulou a exploração de minérios. Foi uma figura de suma importância para a cidade de Montes Claros, tendo como marco a inauguração da E.F. Central do Brasil.
Disponível em: http://acervofsa.blogspot.com.br/p/francisco-sa.html. Acesso em: dez. 2015.
A Estação Estrada Ferro Central Brasil de Montes Claros surgiu no ano de 1926. O Ramal de Montes Claros, com 265 quilômetros, estendia-se desde Corinto à Montes Claros, servindo às estações de Aporá, Francisco Sá, Curumataí, Baianópolis, Joaquim Felício Cattoni, Bueno do Prado, Camilo Prates, Granjas Reunidas, Engenheiro Navarro, Bocaiúva, Engenheiro Dolabella, Pires e Albuquerque, Juramento, Antônio Olinto e Montes Claros. Em 1947, sua linha se estendeu até o limite de Minas com a Bahia, na cidade de Monte Azul. Pela quilometragem mais extensa e pela relevância estratégica, a linha Montes Claros-Monte Azul passou a ser considerada parte da Linha do Centro que, tendo seu quilômetro zero na cidade do Rio de Janeiro, chegava à divisa entre Minas e Bahia. Em 3 de setembro de 1996, o tráfego de passageiros cessou em Montes Claros e seu prédio inicial foi posto abaixo para a construção de um novo, tendo sido construído na época da Rede Ferroviária Federal S. A. (RFFSA). Atualmente, a Estação de Montes Claros é uma base de operações da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Disponível em: https://books.google.com.br/books?isbn=8589820025. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://www.ongtrem.org.br/artigos/arquivos/5/artigo_150_EFCB.htm. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/montesclaros.htm. Acesso em: dez. 2015.


Assuntos:
Estações; Estátuas; Ferrovias; Minas Gerais; Montes Claros (MG); Monumentos; Sá, Francisco, 1862-1936

Título Secundárias: Estação da E. F. Central do Brasil de Montes Claros; Estação de Montes Claros; Monumento a Francisco José de Sá Filho; Monumento ao Dr. Francisco Sá


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página