ID: 45246
Código de Localidade: 3143302
Município: Montes Claros
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Doutor Chaves : Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José : Montes Claros, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Doutor Chaves, conhecida popularmente como Praça da Matriz, faz parte do núcleo inicial da constituição da cidade e está localizada em frente a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e São José, sendo primeiramente denominada Largo da Matriz. A Praça, desde sua formação, é um local de encontro e sociabilidade, nela são realizadas as festas religiosas e culturais da cidade, tais como as do Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Em 1939, o Largo da Matriz ganhou nova configuração, sendo nomeado como Jardim Benedito Valadares. A Praça foi reformada em 1957, na gestão do prefeito Geraldo Athayde (1957- 1958), por ocasião do centenário da cidade. Atualmente, a Praça Doutor Chaves apresenta o jardim reformulado, uma fonte que foi inaugurada em 2007, e um coreto.
Disponível em: http://www.encontrohl.unimontes.br/images/pdf-edicao-atual/Historia-literatura-imprensa-e-memoria/UMA-PRAA-MUITAS-HISTRIAS-CONHECENDO-A-PRAA-DA-MATRIZ-DE-MONTES-CLAROS-MG.pdf. Acesso em: dez. 2015.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José está localizada na Praça Doutor Chaves, no centro e é a Igreja mais antiga da cidade. Sua Paróquia foi fundada em 1832 e em 1859 teve início sua construção. Possui fachada com um corpo central e duas torres sineiras laterais. Toda sua estrutura ainda é conservada em bom estado: suas torres têm cunhais marcados em massa à semelhança de pedra e três aberturas coladas na base, uma janela na altura do coro e demais janelas em verga de arco pleno. Duas imagens de madeira de Nossa Senhora da Conceição e São José fazem parte do seu acervo de bens móveis. A Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e São José passou por muitas interferências no seu projeto inicial, devido às várias reformas que sofreu ao longo dos anos, de original só restou sua porta de acesso central, em verga de arco batido.
Disponível em: http://www.montesclaros.mg.gov.br/desenvolvimento%20economico/div_tur/patrimonio_historico.htm. Acesso em: dez. 2015.
Inscrição na foto: Nesta Praça localizam-se também a Prefeitura Municipal e o Palácio Episcopal, que não aparecem.
Assuntos: Igrejas (Edifícios); Minas Gerais; Montes Claros (MG); Paróquias; Praças
Título Secundárias: Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José; Praça Dr. Chaves