ID: 45178
Código de Localidade: 2604106
Município: Caruaru
Tipo de material: fotografia
Título: Inamps : Ministério da Fazenda : Caruaru, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Iamps) tinha a responsabilidade de prestar assistência à saúde de seus associados, o que justificava a construção de grandes unidades de atendimento ambulatorial e hospitalar, como também a contratação de serviços privados nas regiões com maior desenvolvimento econômico e nos grandes centros urbanos, onde estava a maioria dos seus beneficiários.
A assistência à saúde desenvolvida pelo Inamps beneficiava apenas os trabalhadores da economia formal e seus dependentes. Desta forma, o Inamps aplicava nos estados, através de suas Superintendências Regionais, recursos para a assistência à saúde de modo mais ou menos proporcional ao volume de recursos arrecadados e de beneficiários existente. Esses recursos eram utilizados para o custeio das unidades próprias do Inamps (Postos de Assistência Médica e Hospitais) e, principalmente, para a compra de serviços da iniciativa privada. Com a crise de financiamento da Previdência em meados da década de 70, o Inamps adotou várias providências para racionalizar suas despesas e começou, na década de 80, a “comprar” serviços do setor público (redes de unidades das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde), inicialmente através de convênios. A assistência à saúde prestada pela rede pública, mesmo com o financiamento do Inamps apenas para os seus beneficiários, preservava o seu caráter de universalidade da clientela.
Em 1988, por ocasião da promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil, foi instituído no país o Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a oferecer a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde.
Até a extinção do Inamps, através da Lei n° 8.689, de 27 de julho de 1993, houve uma concomitância do Inamps e do SUS. Após a extinção, as funções, competências, atividades e atribuições do Inamps foram absorvidos pelas instâncias federal, estadual e municipal gestoras do Sistema Único de Saúde.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/monografia_construindo_sus.pdf. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://pensesus.fiocruz.br/sus. Acesso em: dez. 2015.


Assuntos: Assistência médica; Caruaru (PE); Edifícios públicos; Impostos; Pernambuco; Previdência social
Título Secundárias: Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social