ID: 45137
Código de Localidade: 3301009
Município: Campos dos Goytacazes
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Expedicionário : Catedral Menor do Santíssimo Salvador : Campos dos Goytacazes, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1967
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Monumento ao Expedicionário foi inaugurado em 14 de abril de 1947, possui sete metros de altura e quatro de largura. A figura do soldado, em bronze, tem três metros e nas faces laterais, há alto-relevo alusivo ao embarque de voluntários para a Campanha da Itália. Na parte posterior, uma frase musical, em bronze, da marcha de Guerra “Brasil”, de autoria de Thiers Cardoso. Na parte frontal, uma coroa de louros, em bronze, com a seguinte legenda: “Campos, à glória eterna dos que lutaram pela Pátria”. Trabalho do escultor campista Modestino Kanto. Iniciativa do Dr. Thiers Cardoso e uma comissão de jornalistas. Localiza-se na Praça São Salvador, no Centro da cidade.
Disponível em: http://www.ururau.com.br/cidades14646. Acesso em: out. 2015.
A Catedral Menor do Santíssimo Salvador ou Catedral de São Salvador possui construção datada do início do século XX em estilo neoclássico, com colunata na fachada principal apoiando balcão onde quatro estátuas de bronze em tamanho maior que o natural representam os quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. No interior da igreja, existem colunas coríntias que separam a nave central dos espaços laterais e sustentam o coro, onde se avista um grande órgão. O piso interno é bicolor em mármore preto e branco. Na área dos bancos, o piso é de parquet. Destacam-se pela beleza os 32 vitrais coloridos da cúpula e sobre-cúpula, esta última pintada com céu. A primeira matriz, simples e bastante rústica, foi edificada em meados do século XVII, onde atualmente se encontra a Igreja de São Francisco de Assis. No final deste mesmo século, a matriz passou a ser considerada “capela provisionada de pároco”. Em meados do século XVIII, uma nova matriz foi construída, na Praça do Santíssimo Salvador. No ano de 1922, com a criação da Diocese de Campos, a velha matriz passa a condição de Catedral e, no seu lugar é edificada, graças aos esforços do monsenhor João de Barros Uchoa, o atual templo, inaugurado em 1935.
Disponível em: http://camposturismo.com.br/1102_xfpg-basilica-menor-do-santissimo-salvador. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://www.diocesedecampos.org.br/paroquias/campos/santissimo_salvador.asp. Acesso em: out. 2015.


Assuntos: Campos dos Goytacazes (RJ); Capelas; Catedrais; Igrejas (Edifícios); Monumentos; Rio de Janeiro (Estado)
Título Secundárias: Basílica Menor de Campos; Capela Provisionada de Pároco; Catedral de São Salvador; Catedral Diocesana de Campos; Catedral do Santíssimo Salvador; Diocese de Campos