ID: 45097
Código de Localidade: 4316907
Município: Santa Maria
Tipo de material: fotografia
Título: Hospital Universitário de Santa Maria : Santa Maria, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1969
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Em 1956, a Faculdade de Medicina possuía um contrato com o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, que era renovado periodicamente, permitindo que os alunos tivessem as aulas práticas até que a Faculdade tivesse um espaço próprio.
Uma rede hospitalar começou a ser organizada em 1962, quando o então reitor Mariano conseguiu que o Serviço Nacional de Combate à Tuberculose doasse o prédio do Hospital de Tisiologia de Santa Maria para a recém criada USM. A construção teve início em 1954 pelo governo do estado, porém as obras foram interrompidas em 1958.
A Universidade de Santa Maria (USM), através do deputado Tarso Dutra, ganhou dez milhões de cruzeiros para finalizar a construção do hospital. Em 1969, o Hospital de Tisiologia – Tórax foi inaugurado, sendo o primeiro a integrar a futura rede hospitalar da UFSM
A rede hospitalar da UFSM foi dividida em três setores: Setor Centro, Setor Campus e Setor Psiquiátrico. O primeiro deles passou a funcionar em 17 de abril de 1970, enquanto os outros dois eram instalados na cidade universitária.
O Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo ainda funcionava como hospital-escola, especialmente no desenvolvimento de cirurgias de média e grande complexidade. Em novembro de 1970, a unidade do centro da cidade teve o Bloco Cirúrgico finalizado, assim como o Centro de Terapia Intensiva, o primeiro da cidade e do interior do Rio Grande do Sul.
O Setor Psiquiátrico foi concluído em 1972, já no campus universitário. Nesse mesmo ano, na unidade do centro da cidade iniciaram as ações em Radioterapia e Angiografia Coronariana. No ano seguinte, em 1973 o hospital universitário realizou a primeira cirurgia cardíaca no interior do Rio Grande do Sul.
Na década de 1980, o prédio destinado ao hospital no campus universitário foi concluído. Entre outubro de 1981 e julho de 1982, O Hospital Universitário Setor Centro, como era chamado, passou a ser denominado Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) quando foi transferido para o campus universitário.
O HUSM é referência em atendimento hospitalar na região, e é um dos únicos hospitais da região a atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital é parte integrante da UFSM, e oferece atendimento à população através de leitos para de internação e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de atendimentos ambulatoriais e consultas. O Pronto-Socorro Regional, criado em 2002, ampliou o atendimento do hospital para casos de urgência e emergência.
A equipe é composta por docentes das áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e odonto-estomatologia, funcionários em nível de apoio médio e superior, funcionários de serviços terceirizados, além de alunos-estagiários de graduação da UFSM, estagiários, residentes, mestrandos e doutorandos.
O HUSM é reconhecido pela assistência que presta à população da região central do Estado, com destaque para os tratamentos de alta complexidade em oncologia, incluindo transplantes de medula óssea.
Disponível em: http://www.husm.ufsm.br/index.php?janela=historico.html. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://w3.ufsm.br/infocampus/?p=1254. Acesso em: nov. 2015.
Assuntos: Edifícios hospitalares; Hospitais; Hospitais universitários; Rio Grande do Sul; Santa Maria (RS)
Título Secundárias: Hospital-Escola da Universidade Federal de Santa Maria; HUSM; UFSM; Universidade de Santa Maria; USM