ID: 45047
Código de Localidade: 3303906
Município: Petrópolis
Tipo de material: fotografia
Título: [Jardim Imperial : Museu Imperial] : Petrópolis. RJ
Local: Rio de Janeiro
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O jardim do Palácio Imperial foi planejado e executado por Jean Baptiste Binot, botânico e paisagista francês, pioneiro no combate à devastação indiscriminada das matas da cidade.
Disponível em: http://www.museuimperial.gov.br/historico-personagens.html. Acesso em: out. 2015.
O prédio que sedia o Museu Imperial de Petrópolis foi construído no estilo neoclássico com recursos oriundos da dotação pessoal do imperador. A Família real passava longos períodos hospedada no imóvel. O projeto original elaborado por Koeler e, após seu falecimento, foi modificado por Cristóforo Bonini, que acrescentou o pórtico de granito ao corpo central. Importantes arquitetos ligados à Academia Imperial de Belas Artes auxiliaram na elaboração do projeto, com a colaboração de Manuel Araújo Porto Alegre na decoração. O complexo foi enriquecido, ainda na década de 1850, com o jardim planejado e executado pelo paisagista Jean-Baptiste Binot, sob orientação do jovem imperador. O piso do vestíbulo, em mármore de Carrara e mármore preto originário da Bélgica, foi colocado em 1854. Destacam-se ainda os assoalhos e as esquadrias em madeiras de lei, como o jacarandá, o cedro, o pau-cetim, o pau-rosa e o vinhático, procedentes das diversas províncias do Império. Os estuques das salas de jantar, de música, de visitas da imperatriz, de Estado e do quarto de dormir de suas majestades compõem os ambientes do Palácio, um dos mais importantes monumentos arquitetônicos do Brasil. Entre 1893 e 1908, a princesa Isabel, como única herdeira, alugou o Palácio de Petrópolis para o Educandário Notre Dame de Sion. Em seguida, entre 1909 e 1939, o Colégio São Vicente de Paulo funcionou no prédio. Nesse período, grande parte do mobiliário e demais objetos foram transferidos de local e de propriedade. Alcindo de Azevedo Sodré foi o responsável pela transformação do Colégio São Vicente de Paulo em museu histórico. Em 29 de março de 1940, por meio do Decreto-Lei nº 20.096, Getúlio Vargas criou o Museu Imperial. O Museu teve como primeiro diretor Alcindo de Azevedo Sodré, que liderou a equipe técnica. Seu objetivo era estudar a história da edificação e localizar peças pertencentes à família imperial em diferentes palácios, para ilustrar o cotidiano do séc. XIX e dos membros da dinastia Bragança. Assim, o inaugurou-se o Museu em 16 de março de 1943, com um rico acervo de peças do período imperial brasileiro. Atualmente o Museu conta com cerca de 300 mil itens em seu acervo. Localiza-se na Rua da Imperatriz, no Centro da cidade.
Disponível em: http://www.museuimperial.gov.br/historico-personagens.html. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://destinopetropolis.com.br/6768_museu-imperial. Acesso em: out. 2015.


Assuntos: Edifícios escolares; Edifícios históricos; Escolas; Jardins; Museus (Edifícios); Palácios; Petrópolis (RJ); Rio de Janeiro (Estado)
Título Secundárias: Colégio São Vicente de Paulo; Educandário Notre Dame de Sion; Museu Imperial de Petrópolis; Palácio de Petrópolis; Palácio Imperial