Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44826
Código de Localidade: 4115200
Município: Maringá
Tipo de material: fotografia
Título: Catedral Nossa Senhora da Glória : Maringá, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Catedral Nossa Senhora da Glória, atual Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, era uma modesta igreja de madeira, construída em 1950. Então, em 1958, Dom Jaime iniciou os preparativos para a construção de uma moderna catedral. Para o projeto, ele convidou o arquiteto José Augusto Bellucci, o mesmo arquiteto responsável pela construção do Grande Hotel. Bellucci apresentou uma maquete da nova catedral, em formato cônico, inspirado no foguete russo Sputnik II. A pedra fundamental da nova catedral, (um pedaço de mármore retirado das escavações da Basílica de São Pedro, no Vaticano), já denominada Nossa Senhora da Glória, foi inaugurada no dia 15 de agosto de 1958, em cerimônia promovida por Dom Jaime Luiz Coelho.
A Catedral Nossa Senhora da Glória começou a ser construída efetivamente em julho de 1959 e foram concluídas apenas em 10 de maio de 1972, sendo inaugurada no 25º aniversário da cidade. No topo, a Catedral também possui um mirante, a 84 metros de altura, subindo 463 degraus. A altura total chega a 124 metros, somando os 114 metros da construção aos 10 metros da cruz construída no topo, tornando a catedral o maior monumento da América do Sul, 10º maior do mundo.
Consagrada em 3 de maio de 1981, a Catedral ganhou o título de Basílica Menor a 21 de janeiro de 1982, passando a se chamar Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.
Disponível em: http://www.odiario.com/historiademaringa/. Acesso em: nov. 2015.


Assuntos:
Catedrais; Igrejas (Edifícios); Maringá (PR); Paraná

Título Secundárias: Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória


© 2022 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística