Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44813
Código de Localidade: 2408102
Município: Natal
Tipo de material: fotografia
Autor: Alves, João Maria
Título: Viaduto do Baldo : Coluna Capitolina : Natal, RN
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Inaugurado em 1978, durante a gestão do então prefeito Vauban Bezerra de Farias, o viaduto do Baldo contribuiu por muitos anos como uma via para interligar os bairros do centro com as Zonas Leste e Sul da capital.
A obra, projetada pelo engenheiro Hugo Mota, colaborou para fluir o trânsito natalense e se tornou ponto de referência para as diversas movimentações sociais realizadas nas áreas próximas à sua localização.
Nos antigos carnavais, era comum blocos de ruas passarem por baixo de sua imponente estrutura, subindo a ladeira da avenida Rio Branco em direção à Cidade Alta.
Disponível em: http://www.nominuto.com/noticias/natal/viaduto-do-baldo-37-anos-de-historia/128561/. Acesso em: nov. 2015.

Benito Mussolini, como 1º Ministro da Itália, resolveu doar à cidade uma coluna romana, mais conhecida como Coluna Capitolina, porque é originária do Monte Capitólio, em Roma. A Coluna Capitolina tem 5,80 metros de altura, apoiada numa base com cerca de 3 metros quadrados. No dia 5 de julho de 1978, o ministério da Aeronáutica do Brasil inaugurou, em solenidade, uma placa de bronze com as inscrições abaixo: Cinquentenário da primeira travessia aérea Roma – Natal. Aos aviadores italianos Ferrarin e Del Prete homenagem da Força Aérea Brasileira. A Coluna primeiro foi erguida na Esplanada do Cais do Porto, na Ribeira, no dia 8 de janeiro de 1931. Quatro anos depois, o movimento comunista de Natal a derrubou. Permaneceu em lugar ignorado durante muitos anos até ser reencontrada e novamente erguida, dessa vez na Praça João Tibúrcio e depois para a Praça Carlos Gomes no Baldo. Por fim foi transferida para o largo do Instituto Histórico e Geográfico na Praça André de Albuquerque, onde se encontra até hoje.
Disponível em: http://nataldeontem.blogspot.com.br/2009/11/coluna-capitolina.html. Acesso em: nov. 2015.


Assuntos:
Colunas; Monumentos; Natal (RN); Rio Grande do Norte; Viadutos


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página