ID: 44691
Código de Localidade: 4209102
Município: Joinville
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Nereu Ramos : Correios e Telégrafos : Hotel Príncipe : Joinville, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Nereu Ramos só recebeu este nome no final da década de 1930, em homenagem ao interventor federal da ditadura Vargas em Santa Catarina. Antes, era conhecida como Carlos Gomes, destaque ao compositor brasileiro. Localiza-se no Centro da cidade.
Disponível em: http://www1.an.com.br/jville2001/pg09.htm. Acesso em: out. 2015.
O antigo prédio dos Correios e Telégrafos atualmente sedia a empresa Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville). Foi instituída em 27 de março de 1996, passando a vigorar em 27 de junho do mesmo ano na gestão do prefeito Wittich Freitag Ipreville. Apresenta finalidade de garantir direitos previdenciários aos segurados e dependentes de forma humanizada e difundir a cultura previdenciária.
Disponível em: https://ipreville.joinville.sc.gov.br/conteudo/24-Hist%C3%B3rico.html. Acesso em: out. 2015.
O Palacete Schlemm, mais conhecido como Hotel Príncipe, foi erguido no início da década 30 por Jorge Schlemm. Primeiramente sediou uma barbearia, casa de negócios e restaurante, enquanto os pavimentos superiores eram somente apartamentos. Os detalhes em relevo da fachada foram feitos pelo escultor alemão Fritz Alt. No fronte do prédio, na Rua do Príncipe, está a cabeça de Mercúrio, com as iniciais “JSF” e a data de 1930. Ao lado do edifício, na Rua Gerônimo Coelho, há a representação da Minerva e o brasão da família Schlemm. Localiza-se na Rua do Príncipe, em frente a Praça Nereu Ramos.
Disponível em: http://ndonline.com.br/joinville/colunas/memoria/208728-promessa-de-vida-nova-para-o-palacete-schlemm.html. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/sites/swf/an_especiais_patrimonio/centro/restauracao.html. Acesso em: out. 2015.
Fritz Alt nasceu na Alemanha em 1902. Em 1921 imigrou para o Brasil e instalou-se na cidade de Joinville. Alt dedicou sua vida à criação artística que enriquecem praças e edifícios joinvilenses e de outras cidades, e também residências particulares com desenhos, aquarelas, pinturas e esculturas, muitas hoje integrando o acervo do Museu Casa Fritz Alt. Faleceu em 15 de março de 1968 decorrente de um enfarte do coração.
Disponível em: https://www.joinville.sc.gov.br/noticia/3801-Obra+de+Fritz+Alt+de+1959+%C3%A9+furtada+em+museu.html. Acesso em: nov. 2015.


Assuntos: Edifícios dos correios; Hotéis; Joinville (SC); Praças; Santa Catarina; Telégrafo
Título Secundárias: Ipreville; Palacete Schlemm; Praça Carlos Gomes