ID: 44287
Código de Localidade: 3170107
Município: Uberaba
Tipo de material: fotografia
Título: Senai : Uberaba, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: As instalações abrigaram o Liceu de Artes e Ofícios, estabelecimento de ensino secundário, fundado em 1877 pelo Professor César Ribeiro, que se transferiu de Franca para esta cidade. Porém fechou o Liceu em dezembro de 1879, regressando para Franca, onde reabriu seu colégio.
Em setembro de 1881 foi reaberto e dirigido pelo Sr. Antônio Silvério Pereira, e funcionou até dezembro de 1891.
Os edifícios do Liceu de Artes e Ofícios então abrigaram a Escola Normal Oficial de Uberaba, dirigida pelo Professor Fernando Magalhães em 1928.
Em 1932, a escola foi transferida para um prédio, à Rua Manoel Borges. O edifício foi ocupado pelo 4º Batalhão de Caçadores Mineiros, que lá permaneceu quase 16 anos.
Em 1947, a Sociedade do Liceu de Artes e Ofícios de Uberaba deliberou transferir ao Estado, para posterior doação ao Senai, as instalações construídas para o Liceu.
Então no mesmo ano, o governador Milton Campos assinou a escritura de doação, pelo Estado, do patrimônio do antigo Liceu de Artes e Ofícios ao Senai, para a instalação de sua unidade no município.
No dia 3 de maio de 1948, foi oficialmente inaugurada a escola do Senai em Uberaba. E em 1962, o Conselho Regional do Senai resolve denominar a unidade de Uberaba de Escola de Aprendizagem Fidélis Reis.
Disponível em: http://giseldacampos-jornalista.blogspot.com.br/2012/06/conta-gotasnoticias_29.html. Acesso em: set. 2015.
Assuntos: Edifícios escolares; Escolas; Escolas técnicas; Minas Gerais; Quartéis; SENAI; Uberaba (MG)
Título Secundárias: 4º Batalhão de Caçadores Mineiros; Escola de Aprendizagem Fidélis Reis; Escola Normal Oficial de Uberaba; Liceu de Artes e Ofícios; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial