ID: 44172
Código de Localidade: 2609600
Município: Olinda
Tipo de material: fotografia
Título: Seminário e Igreja de Nossa Senhora da Graça : Farol de Olinda : Olinda, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Situada no Morro do Seminário de Olinda, a Igreja de Nossa Senhora da Graça foi construída em taipa, pelo donatário Duarte Coelho, no ano de 1551. O templo e as terras ao seu redor foram doados aos padres jesuítas, a fim de que pudessem dar início à catequese dos índios e à edificação do Colégio de Olinda. Em 1567, a primitiva igreja foi substituída por um prédio de maiores dimensões. Neste sentido, Duarte Coelho contou com a ajuda do padre Antônio Pires, pedreiro e carpinteiro, que nivelou o terreno e deu os trabalhos por concluídos quatro anos mais tarde. Entre os anos 1584 e 1592, o padre Luiz Grã empreendeu novas obras no prédio do templo, nele construindo uma nave única, um frontão retangular e um telhado em duas águas, baseando-se em um projeto arquitetônico da Igreja de São Roque, presente em Lisboa. Com a invasão holandesa, toda a prataria e demais riquezas pertencentes à igreja foram enterradas em um lugar seguro e colocadas fora do alcance do inimigo. A Igreja e o Colégio ficaram bastante danificados com o incêndio ocorrido em Olinda, em 1631. Do seu complexo também faz parte o antigo Seminário de Nossa Senhora da Graça.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=688%3Aigreja-de-nossa-senhora-da-graca-olinda-pe&catid=44%3Aletra-i&Itemid=1. Acesso em: set. 2015.
Inaugurado em 18 de novembro de 1872, o Farol de Olinda é o segundo mais antigo de Pernambuco. Na época, situado no Forte de São Francisco de Olinda, possuía uma torre de ferro forjado; media 12,5 metros de altura e sua luz alcançava 12 milhas náuticas de distância. A despeito do fato de o Farol de Olinda se encontrar em ruínas, e constantemente ameaçado pelo avanço do mar, ele foi mantido no mesmo local até a metade do século XX. Contudo, na década de 1940, a Ponta de Olinda (no alto do Morro do Serapião) foi escolhida para abrigar o novo farol.
O atual Farol de Olinda foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1941. Ele possui uma torre de concreto armado, 42 metros de altura e é pintado com faixas horizontais brancas e pretas.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=440:farol-de-olinda&catid=41:letra-f&Itemid=1. Acesso em: set. 2015.


Assuntos: Faróis; Igrejas (Edifícios); Olinda (PE); Pernambuco; Seminários teológicos