Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44128
Código de Localidade: 3523206
Município: Itararé
Tipo de material: fotografia
Autor: Struminski Junior, Paulo Roberto Costa
Título: Estação Ferroviária de Itararé : Itararé, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 2012
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. O edifício e o pátio da estação pertenceriam às duas ferrovias a Sorocabana e São Paulo-Rio Grande que seriam como coproprietários em partes iguais. Todas as outras construções fora da esplanada, como os abrigos para as locomotivas, carros, triângulos de reversão foram construídos separadamente. Foi importante na ligação do centro do Brasil ao Sul, sendo ponto de parada obrigatório para quem viajava de trem.
A estação parou de transportar passageiros no ano de 1979 e foi totalmente desativada no ano de 1993. Atualmente, é usada como Centro de Eventos de Itararé, além de base da Guarda Municipal e Guarda Mirim.
Disponível em: http://www.virtualguia.com.br/artigo/10/estacao-ferroviaria-de-itarare-turismo-itarare.html. Acesso em: set. 2015.
Fotografia enviada pelo autor por meio digital.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Centros culturais; Estações; Ferrovias; Guardas municipais; Itararé (SP); Policiais; Quartéis; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Base da Guarda Mirim; Base da Guarda Municipal; Centro de Eventos de Itararé


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página