ID: 44115
Código de Localidade: 3523206
Município: Itararé
Tipo de material: fotografia
Título: [Gruta da Barreira] : Itararé, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Parque Ecológico da Barreira, Gruta da Barreira, Gruta da Santa ou simplesmente Barreira, como é popularmente conhecida, destaca-se pela peculiar biodiversidade, recursos naturais, fendas, cascatas, poços esculpidos pelas águas e o pelo espetáculo proporcionado pela revoada das andorinhas no final da tarde, quando elas retornam para o abrigo dos paredões rochosos, onde encontram-se seus ninhos.
Disponível em: http://coordenadoriaturismoitarare.blogspot.com.br/p/parque-ecologico-da-barreira.html. Acesso em: set. 2015.
O complexo rochoso subterrâneo, por onde o grande Rio Itararé (marco divisório entre os Estados de São Paulo e Paraná) se estreita para seguir seu curso entre as apertadas fendas e gargantas também é conhecido como Gruta das Andorinhas e Gruta Subterrânea. No seu subterrâneo, pela crença, féis asseguram ver a imagem de uma Santa sobre um ponto de águas calmas do turbulento rio, o que tornou o lugar como ponto de peregrinação de católicos. Em 1939, com grande acompanhamento de fiéis a igreja introduziu a imagem de Nossa Senhora de Lourdes em um de seus pontos.
Disponível em: http://www.itaponews.com.br/gruta-da-barreira-preparada-atrair-visitantes-como-antigamente/. Acesso em: set. 2015.
Assuntos: Cavernas; Itararé (SP); Santuários; São Paulo (Estado)
Título Secundárias: Barreira; Gruta da Santa; Gruta das Andorinhas; Gruta Subterrânea; Parque Ecológico da Barreira
O acervo físico encontra-se temporariamente indisponível para consultas em razão de obras no Centro de Documentação e Disseminação de Informações - CDDI.