Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 43363
Código de Localidade: 3525904
Município: Jundiaí
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista panorâmica da cidade : Praça Governador Pedro de Toledo : Igreja] Matriz Nossa Senhora do Desterro : Jundiaí, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O centro da cidade, formado pela Praça da Matriz e pelas ruas do Rosário, Barão de Jundiaí e Naim Miguel recebeu vários nomes desde sua criação: Pátio da Matriz, Largo 13 de Maio, Largo da Matriz e, finalmente, Praça Governador Pedro de Toledo, permanecendo até os dias atuais. Apesar de tantos nomes, nunca deixou de ser o centro da cidade, onde se instalaram o comércio tradicional e a catedral. Sua implantação foi reestruturada várias vezes, mas a última ocorreu no ano de 2000, em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil.
Disponível em: http://www.jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/wp-content/uploads/sites/15/2014/08/Pra%C3%A7a-Governador-Pedro-de-Toledo.pdf. Acesso em ago. 2015.
A construção da atual Catedral Nossa Senhora do Desterro foi iniciada em 1651, para substituir a primeira capela construída por aqueles que são dados como os fundadores de Jundiaí, Rafael de Oliveira e Petronilha Antunes. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro.
Construída em taipa de pilão, possuía tendências arquitetônicas barroco português. Mais tarde, em 1886, seguindo projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passa por grande reforma e tem alterado seu estilo para Neogótico. Carregado de simbolismo teológico, tal estilo busca expressar a grandiosidade: tudo se volta para o alto, em direção aos céus e a Deus. Na Cripta da Catedral estão sepultados três de seus quatro bispos – dom Gabriel Paulino Bueno Couto (1º bispo diocesano); dom Roberto Pinarello Almeida (2º) e dom Amaury Castanho (3º).
Disponível em: http://www.catedral.dj.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=2. Acesso em: ago. 2015.


Assuntos:
Catedrais; Cidades e vilas; Habitações; Igrejas (Edifícios); Jundiaí (SP); Praças; São Paulo (Estado); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Catedral de Jundiaí; Catedral Nossa Senhora do Desterro; Igreja Nossa Senhora do Desterro; Largo 13 de Maio; Largo da Matriz; Largo Treze de Maio; Pátio da Matriz; Praça da Matriz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página