ID: 42668
Código de Localidade: 5208707
Município: Goiânia
Tipo de material: fotografia
Título: Praça [Attilio] Corrêa Lima : Monumento ao Bandeirante : Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais : Goiânia, GO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Attilio Corrêa Lima, antiga Praça do Bandeirante, está localizada no cruzamento das Avenidas Goiás e Anhanguera, setor Central de Goiânia. O nome da Praça é uma homenagem à Attilio Corrêa Lima, urbanista encarregado da elaboração do projeto de Goiânia, que também projetou o Palácio das Esmeraldas e determinou o local da pedra fundamental da cidade de Goiânia. Na Praça Attilio Corrêa Lima está localizado o Monumento ao Bandeirante.
Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/principal/goiania/monumentos/bandeirante.shtml. Acesso em: jun. 2015.
Disponível em: http://www.goiania.go.gov.br/shtml/seplam/anuario2012/_html/historico.html. Acesso em: jun. 2015.
No dia 9 de novembro de 1942 foi inaugurado o Monumento ao Bandeirante criado pelo artista plástico Armando Zago, atendendo solicitação do Centro Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito de São Paulo, para ser doado ao povo goiano. A escultura em bronze possui três metros e meio de altura e está localizada na praça Attilio Corrêa Lima - antiga Praça do Bandeirante, no cruzamento das avenidas Goiás e Anhanguera, no setor Central. Ele busca retratar o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva em corpo inteiro, tendo nas mãos uma bateia e armado de bacamarte. Bartolomeu Bueno da Silva foi alcunhado pelo índio como O Anhanguera por haver colocado fogo em álcool, fazendo-os acreditar que colocaria fogo nos rios, caso o impedisse de levar as riquezas da terra.
Disponível em: https://www.goiania.go.gov.br/html/principal/goiania/monumentos/bandeirante.shtml. Acesso em: jun. 2015.
Fundado por firmas francesas em 1911, o Banco Hipotecário e
Agrícola de Minas Gerais é uma das primeiras instituições bancárias incentivadas por governos estaduais, sendo previsto em seu contrato que parte dos recursos seria destinada para crédito às municipalidades mineiras. O Banco foi encampado pelo governo de Minas Gerais em 1944, com base na nacionalização dos bancos estrangeiros determinada pela Constituição de 1937. Sua última denominação como banco estadual foi Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), que foi privatizado em setembro de 1998, fazendo parte atualmente do grupo Itaú.
Disponível em: https://www.bcb.gov.br/htms/public/BancosEstaduais/livros_bancos_oficiais.pdf. Acesso em: jun. 2015.
Disponível em:http://www.terra.com.br/istoedinheiro-temp/especiais/lucros/44_banco_bemge.htm. Acesso em: jun. 2015.
Assuntos: Bancos; Goiânia (GO); Goiás (Estado); Monumentos; Praças; Silva, Bartolomeu Bueno da, 1672-1740
Título Secundárias: Banco do Estado de Minas Gerais; Praça do Bandeirante