Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42536
Código de Localidade: 1302603
Município: Manaus
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça 15 de Novembro : chafariz : Porto de Manaus : Alfândega : Guardamoria] : Manaus, AM
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Praça 15 de Novembro, popularmente conhecida como Praça da Matriz. Inaugurada em 1845. A praça já recebeu diversos nomes como Largo da Olaria, nome no qual foi determinado ainda no Brasil Colônia, conhecida também como Praça da Imperatriz, Praça do Comércio e Praça Oswaldo Cruz.
Disponível em: http://manausdeantigamente.blogspot.com.br/2013/05/a-historia-da-igreja-matriz-de-manaus.html. Acesso em: jun. 2015.
Disponível em: http://catedralnsconceicao.org/catedral/. Acesso em: jun. 2015.
Antiga Estação Hidroviária do Amazonas, também conhecida como Trapiche 15 de Novembro e atual Porto de Manaus. Constitui a principal entrada para o estado do Amazonas, sua implantação foi dada pelos ingleses, construído em 1888 e faz parte integrante do Conjunto Arquitetônico do Porto. Durante muito tempo foi conhecido como Trapiche 15 de Novembro. Em 1900, o Porto passou a ser explorado pela Manaus Harbour Limited. Localizado à margem esquerda do Rio Negro.
Disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/01/roteiros-transportam-o-turista-manaus-do-fim-do-seculo-xix.html. Acesso em: 13 maio 2016.
Disponível em: http://www.revistanavigator.com.br/navig18/art/N18_art4.pdf. Aceso em: 13 maio 2016.
Conjunto arquitetônico formado pela Alfândega e Guardamoria. Oficialmente inaugurados em 1906, os prédios foram construídos pela firma inglesa Manaos Harbour Limited, como parte do contrato de concessão do Porto de Manaus. As edificações possuem estilo eclético, com elementos medievalistas e renascentistas. O prédio da Alfândega foi construído a moda dos prédios londrinos do início do século e o prédio da Guardamoria, com sua torre e farol edificados completa o complexo, destinado ao policiamento fiscal nos portos e a bordo dos navios. Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1987. Localizados na Rua Marquês de Santa Cruz no Centro.
Disponível: http://cultura.manaus.am.gov.br/alfandega-e-guardamoria/. Acesso em: jun. 2015.
Nota-se ao fundo o Rio Negro.


Assuntos:
Alfândega; Amazonas; Fontes e chafarizes; Manaus (AM); Portos; Praças; Terminais marítimos

Título Secundárias: Estação Hidroviária do Amazonas; Largo da Olaria; Praça da Imperatriz; Praça da Matriz; Praça do Comércio; Praça Oswaldo Cruz; Trapiche 15 de Novembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página