ID: 42430
Código de Localidade: 1100205
Município: Porto Velho
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça General Rondon] : Fórum [Ruy Barbosa] : Porto Velho, RO
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Praça General Rondon, a segunda mais antiga do estado, situada na confluência das avenidas 7 de setembro e Rogério Weber, no centro antigo da cidade de Porto Velho. Conhecida como Praça do Baú e atual, Praça Marechal Rondon.
Disponível em: http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=111475. Acesso em: maio 2015.
Disponível em: http://orgulhodeserportovelhense.blogspot.com.br/p/predios-antigos-de-porto-velho-ro.html. Acesso em: maio 2015.
Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958) foi um militar e sertanista mato-grossense. Líder de expedições desbravadoras no oeste do Brasil e fundador do Serviço de Proteção ao Índio. Em 1939 recebeu do IBGE o título de civilizador dos sertões.
Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/biografias/rondon/. Acesso em: maio 2015.
Em comemoração ao centenário de nascimento de Ruy Barbosa, foi lançado no dia 5 de novembro de 1949, a pedra fundamental do Palácio da Justiça na Praça Marechal Rondon. A obra foi iniciada do governo de Joaquim Araújo Lima, em estilo sóbrio e de linhas simples. Na década de 1980 do século passado, o Fórum Ruy Barbosa foi demolido e em seu lugar surgiu o prédio envidraçado e de grande tamanho para época. Alguns moradores antigos protestaram com a mudança da sua arquitetura que respondia ao passado do final do segundo ciclo da borracha.
Disponível em: http://alekspalitot.blogspot.com.br/p/edificacoes-historicas-de-rondonia.html. Acesso em: maio 2015.
Ruy Barbosa de Oliveira foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como político. Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi por duas vezes, candidato à Presidência da República. Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=2. Acesso em: maio 2015.


Assuntos: Fóruns; Porto Velho (RO); Praças; Rondônia
Título Secundárias: Fórum Rui Barbosa; Palácio da Justiça; Praça Marechal Rondon