ID: 41656
Código de Localidade: 5300108
Município: Brasília
Tipo de material: fotografia
Título: Palácio Catetinho : Brasília, DF
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A ideia da construção de uma residência provisória para abrigar o presidente em suas visitas a Brasília surgiu de uma reunião de amigos de Juscelino Kubitschek. Oscar Niemeyer fez o croqui do Palácio de Tábuas, seu primeiro projeto para Brasília. Em torno dela funcionou um núcleo de apoio, com serviços de radiofonia e radiotelegrafia, e um campo de pouso. O nome Catetinho foi sugerido por Dilermando Reis, em alusão ao Palácio do Catete.
Em 10 de novembro de 1956, Juscelino Kubitschek participou da inauguração, assinando também o primeiro despacho no local. Abrigou diretores e engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e também visitantes da cidade em construção, como o presidente de Portugal Craveiro Lopes. A pedido de JK, o Catetinho foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 10 de novembro de 1959.
O atual Museu do Catetinho procura retomar as referências de época, preservando-se alguns objetos e o mobiliário original.
Disponível em: http://www.cultura.df.gov.br/historia-do-catetinho.html. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos: Brasília (DF); Distrito Federal (Brasil); Edifícios públicos; Habitações; Museus
Título Secundárias: Museu do Catetinho; Palácio de Tábuas; Palácio Provisório