ID: 41574
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Título: Porto de Cuiabá : Rio Cuiabá : Ponte [Júlio Müller] : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O antigo Porto Geral, como era conhecido o Porto de Cuiabá, está localizado à margem esquerda do Rio Cuiabá e foi construído na década de 1720 para ligar Cuiabá ao centro político e econômico do Brasil pela navegação nas bacias do Paraguai e do Plata. Na segunda metade do século XIX, por ocasião da Guerra do Paraguai, o acampamento militar Couto Magalhães se assentou no Porto Geral e deu origem à formação do Bairro do Porto. Na mesma época, em frente ao Porto, na margem direita do Rio Cuiabá, se formou um novo núcleo urbano, o atual município da Várzea Grande. O Porto foi cenário de intenso tráfego fluvial após o fim da Guerra do Paraguai. Os serviços de barco a vapor foram marcados pelas viagens mensais entre Montevidéu e Cuiabá, que contavam com uma pequena frota composta pelos barcos Marquês de Olinda e Conselheiro Paranhos; a linha entre Corumbá e Cuiabá era realizada pelos vapores Jauru e Cuiabá e depois pelo Iguatemy. A intensidade e regularidade dessa navegação possibilitou um surto de progresso para Mato Grosso, trazendo para a Província armadores, construtores, operários qualificados, expedições científicas, companhias teatrais e circenses, fomentando ainda um intercâmbio comercial com países da Europa que credenciaram, em Corumbá e Cuiabá, representações de Bancos e firmas comerciais.
Disponível em: http://www.cuiaba.mt.gov.br/imprime.php?cid=7932&sid=442. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=468377. Acesso em: fev. 2016.
O Rio Cuiabá subdivide-se em Alto, Médio e Baixo Cuiabá, suas nascentes estão nas encostas da Serra Azul, município de Rosário Oeste, na junção dos então denominados Rios Cuiabá da Larga e Cuiabá Bonito. Em 1722, foi encontrada a primeira jáziga de ouro no Rio Cuiabá, o que ocasionou a mudança da povoação para a área, iniciando a fundação da cidade. O Rio fez diferença aos colonizadores, todo comércio com São Paulo era feito por meio do Paraguai, do Cuiabá, do Vermelho e do São Lourenço. Pelo Cuiabá chegavam alimentos, remédios e roupas, além de novos exploradores que estavam interessados não só nas jazidas de ouro, mas nas terras férteis da região. Após suas enchentes, o Rio deixava grandes campos fertilizados e propícios à agricultura, por esse motivo a área em sua volta foi se povoando e, mais tarde, surgiriam no local muitos engenhos de açúcar e fazendas de gado. O fluxo no Rio se intensificou após o fim da Guerra do Paraguai, e os serviços de barco á vapor foram marcados pelas viagens mensais entre Montevidéu e Cuiabá, que contavam com uma pequena frota composta pelos barcos Marquês de Olinda e Conselheiro Paranhos; a linha entre Corumbá e Cuiabá era realizada pelos vapores Jauru e Cuiabá e depois pelo Iguatemy. Como meio de comunicação com os grandes centros políticos e econômicos do litoral, o Rio perdeu a importância no final do século 18, porém o desenvolvimento do núcleo urbano mudou essa situação.
Disponível em: http://www.turismoruralmt.com/2011/06/bacia-do-rio-cuiaba-e-importante-na.html. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/especial2.php?cod=4&mat=9721. Acesso em: mar. 2016.
Disponível em: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=468377. Acesso em: fev. 2016.
A Ponte de concreto Júlio Müller, conhecida popularmente como Ponte Velha, foi inaugurada em 20 de janeiro de 1942, no período do Estado Novo, pelo então interventor Júlio Müller. A Ponte, principal via de comunicação entre as cidades de Cuiabá e Várzea Grande, foi a primeira a ser construída em cimento armado no Rio Cuiabá, substituindo a antiga barca pêndulo que fazia a travessia do Rio.
Disponível em: http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br/2009/03/principal-via-de-comunicacao-entre-as.html. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos: Cais; Cuiabá (MT); Mato Grosso; Pontes; Portos; Rios
Título Secundárias: Ponte Velha; Porto Geral