ID: 41486
Código de Localidade: 5103403
Município: Cuiabá
Tipo de material: fotografia
Título: Seminário [da Conceição] : Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho : Cuiabá, MT
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Seminário da Conceição, localizado no Morro do Bom Despacho, ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho, foi idealizado por Dom José Antônio dos Reis, primeiro Bispo de Cuiabá (1832-1876). Sua construção começou em 1858, sendo concluída em 1882 por Dom Carlos Luiz D’Amour, segundo Bispo e primeiro Arcebispo de Cuiabá (1878-1921). Em 1897, o Seminário se transformou em enfermaria durante a epidemia da varíola, e, em 1906, em Quartel General durante a luta entre os partidos políticos. Em 1922, o segundo Arcebispo Dom Francisco de Aquino Corrêa transferiu a residência episcopal para o prédio, ali residindo até seu falecimento, em março de 1956. Durante este período, o Seminário também abrigou o Instituto Histórico e Centro de Letras da Província. Dom Orlando Chaves (1956-1982), sucessor de Dom Francisco, continuou a direção do Seminário como Instituto de Ensino, utilizando o pavimento térreo para dormitório e salas de aula do departamento de Ação Social Arquidiocesana. Em 1958, foi instalada a Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá no piso inferior do prédio. Em 1964, a ação religiosa do Seminário foi transferida para o Seminário Cristo Rei, em Várzea Grande. No ano de 1977, a Fundação Cultural de Mato Grosso tombou o Seminário da Conceição como Monumento Histórico Estadual, instalando nele o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Em 1992, o Seminário e o Museu foram fechados, passando por reformas e sendo reinaugurados em setembro de 2008.
O Prédio do Seminário é tipicamente colonial, com paredes de até um metro de espessura, sendo as internas construídas com a técnica de taipa de pilão e algumas partes em pedra canga, típica da região, e as externas de adobe. As janelas e portas da fachada são ogivais e a edificação possui pé-direito de sete metros, com dois andares e cobertura de telhas cerâmicas.
Disponível em: http://museudeartesacramt.blogspot.com.br/p/sobre.html. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/patrimonio_historico_legislacao.pdf. Acesso em: fev. 2016.
A Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, localizada no alto do Morro do Seminário, foi construída por iniciativa do primeiro Bispo de Cuiabá, D. José Antonio dos Reis, estimulado pela deliberação do governo imperial. Em 1918 foi demolida a antiga Capela e, em 8 de setembro do mesmo ano, foi lançada a pedra fundamental do atual Templo, idealizado pelo Frei Ambrosio Daydêe e pelo D. Carlos Luiz d’Amour, com a obra sendo iniciada durante a presidência estadual de Dom Francisco de Aquino Correia. A Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, construida em estilo gótico, é uma réplica da Igreja de Notre Dame de Lourdes, na França. Tombada estadualmente em 1977, passou por reformas e foi reaberta em 2004.
Disponível em: http://www.camaracba.mt.gov.br/index.php?pag=tur_item&id=10. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/patrimonio_historico_legislacao.pdf. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/03/igreja-de-nossa-senhora-do-bom-despacho-e-restaurada-em-cuiaba.html. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos: Cuiabá (MT); Igrejas (Edifícios); Mato Grosso; Museus (Edifícios); Seminários teológicos
Título Secundárias: Ação Social Arquidiocesana; Instituto Histórico e Centro de Letras da Província; Museu de Arte Sacra de Mato Grosso; Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá