ID: 41240
Código de Localidade: 2800308
Município: Aracaju
Tipo de material: fotografia
Título: Avenida João Ribeiro : Colina de Santo Antônio : Igreja de Santo Antônio : Aracaju (SE)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Avenida João Ribeiro foi edificada por ordem do presidente Inácio Barbosa, que determinou que se construísse uma ligação direta entre a cidade e o povoado Santo Antônio. A obra foi continuada pelo presidente Salvador Benevides, a cargo do engenheiro Pirro. A nova Estrada, em linha reta, atravessava as areias do Morro do Bomfim e seguia por mangues, brejos, riachos e outros acidentes, se iniciando na encruzilhada da fonte do Coqueiro e terminando na porta da igreja do povoado. Um dos motivos de sua construção foi facilitar o transito dos habitantes do povoado, principalmente dos funcionários públicos que residiam longe da cidade. A Estrada ficou popularmente conhecida como Estrada Nova, denominação que vigorou até 1922, quando, em comemoração do centenário do Grito do Ipiranga, passou a ser nomeada Avenida Independência. Entre 1932 e 1933, na gestão de Camilo de Calazans, a Avenida duplicou sua largura e modificou o seu acesso, ajardinando a praça que recebeu o nome de Siqueira de Menezes. A denominação Estrada Nova e Independência ficaram restritos ao trecho entre a Avenida Coelho e Campos e a subida do morro, vez que a parte inicial, a que atravessava o morro de areia, foi denominada Rua do Socorro. Em 1934, ao falecer o intelectual João Ribeiro, por sugestão do Instituto Histórico e Geográfico, o ato municipal nº 7, de 30 de abril de 1934, denominou a Avenida com o nome do intelectual, abrangendo toda a extensão entre a encruzilhada da fonte chamada do Coqueiro até a porta da Igreja ou Capela de Santo Antônio. Em 1958, o trecho inicial da Avenida, até a Praça Princesa Isabel, foi nomeada como Avenida Carlos Firpo.
Disponível em: http://aracajuantigga.blogspot.com.br/2009/04/estrada-nova-avenida-joao-ribeiro.html. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/j4myMz. Acesso em: set. 2017.
A Igreja de Santo Antônio é uma construção do séc. XIX, em estilo neogótico. Erguida no alto da Colina de Santo Antônio, acredita-se que a Igreja foi o local onde se iniciou a formação do antigo Povoado de Santo Antônio de Aracaju que primeiramente foi promovido a cidade e logo após, em 17 de março de 1855, à capital do Estado. A Igreja de Santo Antônio abriga em seu altar, um painel com a descida do Espirito Santo sobre a Virgem Maria e os Apóstolos, e oferece vista panorâmica de Aracaju e do Rio Sergipe.
Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/sergipe/aracaju.pdf. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://misscheck-in.com/2012/01/16/colina-do-santo-antonio-aracaju-se/. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: http://brasilchannel.com.br/capitais/index.asp?nome=Aracaju&area=arquitetura. Acesso em: nov. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/pGNK6x. Acesso em: set. 2017.
Assuntos: Aracaju (SE); Igrejas (Edifícios); Montanhas; Ruas; Sergipe
Título Secundárias: Avenida Carlos Firpo; Avenida Independência; Estrada Nova; Rua do Socorro