ID: 40934
Código de Localidade: 4314902
Município: Porto Alegre
Tipo de material: fotografia
Título: Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes : [Ponte do Guaíba] : Porto Alegre, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Alegre. Encaminhado pela prefeitura ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Comphac), o processo foi homologado em janeiro de 2010. A celebração da festa faz parte dos saberes, formas de expressão e lugares significativos para a preservação da memória cultural da capital.
Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_cidade/default.php?p_noticia=137784. Acesso em: dez. 2015.
Em 28 de dezembro de 1958, foi inaugurado o complexo de quatro pontes da travessia rodoviária, que foi denominada Régis Bittencourt, em homenagem ao primeiro diretor do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Em 1962, o governador Leonel Brizola mudou o nome da Ponte do Guaíba para Travessia Getúlio Vargas, mas o nome não foi reconhecido pelo governo federal.
A parte mais complexa da obra foi a construção do vão móvel, que se tornou um dos cartões-postais da cidade. Sustentado por quatro torres de 43m de altura, um trecho de 58m de extensão, pesa 400 toneladas, pode ser elevado mecanicamente a 24m, permitindo a passagem de embarcações de médio porte.
Disponível em: http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/10/26/do-orgulho-a-encrenca/?topo=13,1,1,,,77. Acesso em: dez. 2015
Inscrição na foto: Passagem da Procissão sob a Travessia Getúlio Vargas, no momento em que seu vão móvel é elevado.
Assuntos: Pontes; Porto Alegre (RS); Procissões religiosas; Rio Grande do Sul
Título Secundárias: Ponte Getúlio Vargas; Travessia Getúlio Vargas; Travessia Régis Bittencourt