Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40616
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Praça da Independência : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça da Independência, situada no Bairro de Santo Antônio, já figurava na planta da Cidade Maurícia como o Terreiro dos Coqueiros, local onde funcionava um grande mercado durante o domínio holandês. Neste período, o logradouro foi chamado ainda de Praça Grande, Praça do Comércio e Praça da Ribeira. Em 1788, mudou o nome para Praça da Polé. Em 1816, após uma reforma, mudou de denominação para Praça da União. Finalmente, em 1833, recebeu o nome atual de Praça da Independência. Porém, ficou popularmente conhecida como Praça do Diário ou Pracinha. Ao seu redor, destacam-se a Matriz de Santo Antônio e o edifício do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo da América Latina. Em 1945, alguns comícios agitados ocorrem na Praça da Independência, em um deles, no dia 3 de março, foi morto o acadêmico Demócrito de Sousa Filho, no momento em que discursava em uma das sacadas do jornal. A Praça passou por outras reformas na segunda metade do século XX. Em 1954 a Praça da Independência constitui-se no centro das comemorações do Tricentenário da Restauração Pernambucana, para a comemoração foram erguidos um conjunto de esculturas em gesso, simbolizando as três raças unidas contra o invasor, e um arco de triunfo, ambos criados pelo escultor Abelardo da Hora. Em outra reforma, realizada em 1975, é colocado o busto de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo (1891-1968), com uma caneta em punho a escrever, esculpido também por Abelardo da Hora. A praça da Independência é considerada como aquela de maior movimento na cidade do Recife.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.phpoption=com_content&view=article&id=594&Itemid=195. Acesso em: set. 2015.
Fotografia cedida por Luiz Timotheo da Costa.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Pernambuco; Praças; Recife (PE); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Praça da Polé; Praça da Ribeira; Praça da União; Praça do Comércio; Praça do Diário; Praça Grande; Pracinha; Terreiro dos Coqueiros


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página