Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40608
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Bairro de Santo Antônio : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A ilha onde atualmente está localizado o Bairro de Santo Antônio pertencia ao colono Marcos André no princípio da colonização portuguesa, e continha somente algumas casas de pescadores, sendo nomeada como Ilha dos Navios. No início do século XVII, foi fundado um convento e a área, que media aproximadamente seis hectares, passou a ser chamada Ilha de Santo Antônio. Além dessas duas denominações, a localidade foi ainda conhecida como Ilha de Antônio Vaz, Porto dos Navios e Ilha do Governador. Durante o período da invasão holandesa (1630 -1654), o conde Maurício de Nassau residiu na Ilha, sendo este o local onde iniciou a sua expansão territorial. Nassau fundou uma pequena cidade, abrangendo toda a área e, em 1643, construiu o Palácio da Boa Vista, ou Schoonzit, onde atualmente se encontra o Convento do Carmo do Recife. Em 1644, Nassau construiu uma ponte em madeira, denominada Mauritstaad, para facilitar o acesso ao Palácio e ao Porto do Recife, a Ponte atualmente é nomeada oficialmente como Ponte 6 de Março, porém é popularmente conhecida como Ponte Velha. O Conde também construiu, nos anos de 1638 e 1639, o Palácio de Friburgo, também nomeado como Palácio das Torres. O Palácio abrigou o jardim zôo-botânico de Nassau, o primeiro existente no Brasil, onde atualmente se localiza a Praça da República, local onde são encontrados o Teatro Santa Isabel; o Palácio Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco; e o Palácio da Justiça. Em 1789, através de muitos aterros, iniciou-se uma série de transformações na localidade, sendo criada a Freguesia do Santíssimo Sacramento do Santo Antônio. Além dos locais já citados, o Bairro Santo Antônio abriga a Capela Dourada, fundada no século XVIII; o Museu Franciscano de Arte Sacra; o Convento Franciscano de Santo Antônio, sétimo convento franciscano erigido no Brasil; a Igreja de São Pedro dos Clérigos, fundada no princípio do século XVIII; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares; o Liceu de Artes e Ofícios; a Secretaria da Fazenda; o Arquivo Público Estadual; a Praça Joaquim Nabuco; o Gabinete Português de Leitura, fundado em 1850; a Ponte Duarte Coelho; e a Ponte Santa Isabel. No Bairro também se encontra a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio, localizada onde antigamente se encontrava a as trincheiras dos holandeses e a Casa de Pólvora. Finalizada no século XVIII, a Igreja está localizada em volta da Praça da Independência, que atualmente é considerada a Praça com o maior movimento na cidade e o coração do Bairro de Santo Antônio.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=407&Itemid=1. Acesso em: nov. 2015.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Pernambuco; Recife (PE); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Freguesia do Santíssimo Sacramento do Santo Antônio; Ilha de Antônio Vaz; Ilha de Santo Antônio; Ilha do Governador; Ilha dos Navios; Porto dos Navios


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística