Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40604
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Rio Capibaribe : Ponte Maurício de Nassau : [vista parcial da cidade] : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa na água de capivara ou dos porcos selvagens, através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água) e pe (em). Nasce nas vertentes da Serra do Jacarará, município de Poção, divisa com o município de Jataúba, na comunidade do Araçá, a uma altitude de 1.100 metros. Segundo levantamento do Condepe, feito em 1980, sua bacia hidrográfica compreende uma área de 7.716 quilômetros quadrados. Dividido em Alto, Médio e Baixo Capibaribe, da nascente à foz, o Rio corre pelo Agreste do estado e Zona da Mata, cortando também a Região Metropolitana do Recife. Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente, 5 880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife. Divide a área central da capital e atravessa vários de seus bairros, possuindo três travessias no município, uma na altura do bairro de Apipucos, outra nas imediações de Skylab II - Poço da Panela, e o último na Jaqueira. Além dessas, também atravessa a Ponte do Limoeiro, a Ponte Maurício de Nassau, a Ponte Santa Isabel, a Ponte 12 de Setembro (mais conhecida como Ponte Giratória), entre outras. Em algumas pontes e outros pontos estratégicos estão fixadas esculturas de poetas e músicos pernambucanos como Capiba, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira e Manuel Bandeira. Em 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio Capibaribe, a data foi instituída por lei (nº 14.011) em março de 2010.
Disponível em: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Rio+Capibaribe. Acesso em: set. 2015.
A Ponte Maurício de Nassau, denominada Ponte do Recife até o ano de 1865, liga o Bairro de Santo Antônio ao Bairro do Recife antigo. Inaugurada em 28 de fevereiro de 1643, sob a administração do príncipe holandês Maurício de Nassau, a Ponte foi a primeira construída em madeira sobre o Rio Capibaribe e a primeira de grande porte no Brasil. Sua estrutura possuía uma parte levadiça que permitia a passagem de embarcações, através do pagamento de pedágio que ficava a cargo de companhia holandesa. Em suas cabeceiras existiam dois arcos, um do lado do Bairro do Recife, denominado arco da Conceição, e outro do lado oposto nomeado arco de Santo Antônio. A Ponte sofreu várias reformas e melhoramentos nos anos de 1683 e 1742, e em 1865 foi substituída por uma de ferro, sendo nomeada como Ponte 7 de Setembro, que teve pouca durabilidade por conta da maresia e da rápida deterioração. Em 1917, sob a administração do governo de Manoel Borba, foi reconstruída em concreto armado e reinaugurada com o nome Ponte Maurício de Nassau. Em suas colunas laterais existem quatro grandes estátuas de bronze, localizadas em cada extremidade da ponte, duas viradas para o Bairro de Santo Antônio e duas para o Bairro do Recife antigo.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=623&Itemid=195. Acesso em: out. 2015.
Inscrição na foto: Bairro do Recife - Pernambuco.
Fotografia cedida por Luiz Timotheo da Costa.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Pernambuco; Pontes; Recife (PE); Rios; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Ponte 7 de Setembro; Ponte do Recife; Ponte Sete de Setembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página