Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40256
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Autor: Jablonsky, Tibor
Título: Lagoa Rodrigo de Freitas : [vista panorâmica da cidade] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Lagoa Rodrigo de Freitas é um importante ponto turístico localizado na Zona Sul da cidade. Do século XVI até a metade do século XVII, a Lagoa Rodrigo de Freitas era conhecida pelos índios como "sacopenapã". Por ordem do rei de Portugal, o Governador Antônio de Salema comprou de Diogo Amorim de Soares uma vasta zona de terras e construiu um engenho. Seus descendentes passaram o engenho e as terras à propriedade de Rodrigo de Freitas Castro, fidalgo da Casa Real. Na segunda metade do século XVIII, a lagoa passou a ser chamada de Lagoa Rodrigo de Freitas. O Decreto de 13 de junho de 1808 mandou incorporar o engenho e as terras da lagoa à Propriedade Real para ali se estabelecer uma fábrica de pólvora e oficinas de fundição de artilharia. Diversas administrações do Rio de Janeiro realizaram vários aterros na lagoa, alterando seu contorno. A Lagoa Rodrigo de Freitas é a última das lagoas existentes dentro da área urbanizada da cidade.
Disponível em: http://vivalagoa.com.br/historia.htm. Acesso em: ago. 2015.
Inscrição na foto: Restinga ou flecha litorânea que se formou barrando a lagoa Rodrigo de Freitas. Trata-se de um trecho de intensa ocupação humana.


Assuntos:
Cidades e vilas; Habitações; Lagoas; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Sacopenapã


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página