ID: 39908
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Paris : Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca : [Edifício Brasília] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Paris é uma praça localizada na zona Sul da cidade, no bairro da Glória. A praça foi inaugurada em 1929, e foi projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache durante o mandato do prefeito Prado Junior. Agache havia sido convidado para vir ao Rio em 1927 e fazer um plano urbanístico da cidade, plano esse que ficou conhecido como "Plano Agache", o qual a Praça Paris faz parte. O aterro da Praça Paris foi feito com material vindo da demolição (ou desmonte) do Morro do Castelo. Originalmente, a Praça possuía uma segunda parte que seguia do fim da antiga Avenida Central (Atual Avenida Rio Branco), passando em frente ao Passeio Público e que possuiria uma área de aproximadamente 48.000 metros quadrados. A praça foi projetada ao estilo dos jardins clássicos franceses, tendo estes jardins como referência o Jardim do Palácio de Versalhes, construído no século XVII. É um grande exemplo da chamada "belle èpoque carioca".
Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/pt/praca-paris.html. Acesso em: jul. 2015.
O Monumento ao Marechal Deodoro da Fonseca é uma obra do escultor Modestino Kanto, inaugurada em 15 de novembro de 1937. Com altura total de 23 metros, o monumento celebra o Marechal Deodoro da Fonseca retratado em estátua equestre no momento decisivo da Proclamação da República. Junto do pedestal art déco de granito de Petrópolis, grupo de estátuas e relevos representa militantes da causa republicana.
Disponível em: http://www.monumentosdorio.com.br/br/esculturas/025/027.htm. Acesso em: out. 2017.
Deodoro da Fonseca nasceu na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. Estudou em escola militar desde os 16 anos e aos 21 anos integrou as tropas que se dirigiram a Pernambuco para combater a Revolução Praieira, além de participar ativamente de outros conflitos durante o Império, como a brigada expedicionária ao Rio da Prata, o cerco a Montevidéu e a Guerra do Paraguai. Ingressou na política em 1885, exercendo o cargo de presidente da província do Rio Grande do Sul. Assumiu a presidência do Clube Militar de 1887 a 1889 e chefiou o setor antiescravista do Exército. Com o título de Marechal, proclamou a República Brasileira em 15 de Novembro de 1889, assumindo então a chefia do governo provisório. A primeira constituição republicana estabelecia que as eleições no Brasil seriam diretas e que o presidente e seu vice seriam eleitos pelo voto popular. Entretanto, determinava também que, em caráter excepcional, o primeiro presidente e o primeiro vice seriam eleitos indiretamente, isto é, pelo Congresso Nacional. No dia seguinte à promulgação da Constituição, o Congresso elegeu de forma indireta os marechais Deodoro da Fonseca para presidente e Floriano Peixoto para vice-presidente, em 25 de fevereiro de 1891.
Disponivel em: http://educacao.uol.com.br/biografias/marechal-deodoro-da-fonseca.jhtm. Acesso em: jun. 2015.
O Edifício Brasília foi construído em finais da década de 1930. Projetado pelos arquitetos franceses Emile Louis Viret e Gabriel-Pierre Jules Marmorat, o Edifício atual resulta da unificação de dois edifícios construídos separadamente: o Edifício Brasília e o Edifício Anexo Brasília. A construção do Anexo Brasília foi terminada provavelmente em 1942 ou 1943.
No início da preparação do terreno para as fundações do Edifício, foi encontrada uma âncora de cerca de 1,5m de altura, a qual ainda está guardada no condomínio e comprova que este local provavelmente se situava à beira da praia ou já dentro do mar, antes dos sucessivos aterros feitos nesta região. O Edifício Brasília está localizado na Avenida Rio Branco, 311, Centro.
Disponível em: http://www.belgianclub.com.br/pt-br/heritage/estacas-do-edif%C3%ADcio-bras%C3%ADlia-rio-de-janeiro. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://rioprimeirasposes.ims.com.br/presenca-estrangeira-na-arquitetura-do-rio-de-janeiro-no-inicio-do-seculo-xx/. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/YtHxGr. Acesso em: out. 2017.
Nota-se em segundo plano à esquerda parte do Palácio Monroe.
Assuntos: Edifícios; Fonseca, Deodoro da, 1827-1892; Monumentos; Praças; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ)