Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39897
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: [Baía de Guanabara : vista panorâmica da cidade] : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : sépia
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Baía de Guanabara é um dos símbolos do Rio de Janeiro. Com área superficial de, aproximadamente, 381 km². Considerada uma das três maiores baías do litoral brasileiro, é rodeada por mais de quinze cidades, além de abrigar dezenas de ilhas.
O reconhecimento da sua importância começou muito antes da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral. A descoberta de sítios arqueológicos nas proximidades das suas margens são indícios de que essas águas podem ter sido utilizadas pelo homem pré-histórico – chamados homens dos sambaquis.
Em 1500, viviam na Guanabara os tupinambás ou tamoios, da nação Tupi-Guarani, em cerca de 30 a 40 aldeias localizadas nas áreas mais elevadas da orla da baía e nas margens dos rios.
Desde a chegada dos primeiros europeus, a paisagem da Baía de Guanabara foi objeto de admiração de escrivães das frotas portuguesas, viajantes, cronistas, pintores, poetas e estudiosos.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara foi palco de diversas modalidades de esportes aquáticos.
Disponível em: http://baiadeguanabara.org.br/site/?page_id=4548. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://travessario.com/livraria-da-travessa/a-cidade/baia-de-guanabara/. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/2394. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://museudoamanha.org.br/livro/07-a-baia-de-guanabara-um-olhar-sobre-a-historia.html. Acesso em: out. 2017.
Nota-se à esquerda parte do Bairro da Urca e ao fundo o Morro do Corcovado.


Assuntos:
Baías; Cidades e vilas; Fotografia noturna; Habitações; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Vista noturna da Baía de Guanabra


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página