ID: 39637
Código de Localidade: 3304557
Município: Rio de Janeiro
Tipo de material: fotografia
Título: Baía de Guanabara : Pão de Açúcar : Bairro da Urca : Rio de Janeiro (RJ)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Baía de Guanabara é um dos símbolos do Rio de Janeiro. Com área superficial de, aproximadamente, 381 km². Considerada uma das três maiores baías do litoral brasileiro, é rodeada por mais de quinze cidades, além de abrigar dezenas de ilhas.
O reconhecimento da sua importância começou muito antes da chegada da frota de Pedro Álvares Cabral. A descoberta de sítios arqueológicos nas proximidades das suas margens são indícios de que essas águas podem ter sido utilizadas pelo homem pré-histórico – chamados homens dos sambaquis.
Em 1500, viviam na Guanabara os tupinambás ou tamoios, da nação Tupi-Guarani, em cerca de 30 a 40 aldeias localizadas nas áreas mais elevadas da orla da baía e nas margens dos rios.
Desde a chegada dos primeiros europeus, a paisagem da Baía de Guanabara foi objeto de admiração de escrivães das frotas portuguesas, viajantes, cronistas, pintores, poetas e estudiosos.
Nos Jogos Olímpicos de 2016, sediados no Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara foi palco de diversas modalidades de esportes aquáticos.
Disponível em: http://baiadeguanabara.org.br/site/?page_id=4548. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://travessario.com/livraria-da-travessa/a-cidade/baia-de-guanabara/. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/rio-de-janeiro/2394. Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://museudoamanha.org.br/livro/07-a-baia-de-guanabara-um-olhar-sobre-a-historia.html. Acesso em: out. 2017.
O Pão de Açúcar é um dos mais importantes pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro. Fica localizado na Enseada de Botafogo, na Zona Sul da cidade. Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo incluía no mapa turístico do país o Pão de Açúcar, um empreendimento que se tornou mundialmente famoso. Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico se tornou marca registrada da cidade. Foram os portugueses que deram o nome de Pão de Açúcar, pois durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para transportá-lo para a Europa, que era denominada pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.
Disponível em: http://www.carioquissimo.com.br/pao-de-acucar-historia-e-curiosidades/. Acesso em: jul. 2015.
A Urca é um bairro localizado na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. É um bairro construído sobre aterros, na primeira metade do século XX. Sua história remete ao local de fundação da cidade, em 1565, por Estácio de Sá. A construção de casas no bairro pôde começar, após a finalização do aterro no local, em 1922. Embora o aterro tenha sido feito quase ao mesmo tempo do desmonte do Morro do Castelo, o aterro onde fica o Bairro da Urca foi feito praticamente com areia do mar, da própria Baía de Guanabara. A areia era lançada e contida entre paredões de pedras. A Urca já possuía edifícios importantes antes da finalização deste aterro, como o Instituto Benjamin Constant (cujas obras de construção foram iniciadas em 1872) e o Hospital dos Alienados, edifício que hoje é utilizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi finalizado em 1852.
Disponível em: http://www.riodejaneiroaqui.com/pt/urca-historia.html. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos: Baías; Montanhas; Rio de Janeiro (Estado); Rio de Janeiro (RJ); Urca (Rio de Janeiro, RJ)