ID: 39474
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Túnel 9 de Julho : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: Foto Postal Colombo
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Inaugurado em 23 de julho de 1938 pelo prefeito Prestes Maia, ao lado do presidente Getúlio Vargas, o túnel foi construído para ligar o centro a uma zona sul onde existiam apenas sítios, alguns palacetes e casarões que ocupavam quase um quarteirão inteiro. Na praça 14 Bis havia apenas o bebedouro de cavalos para os carroceiros que iam fazer compras no Mercado Central, além de muito mato na avenida.
Antes do túnel, só era possível fazer o trajeto subindo o espigão da avenida Paulista, obstáculo natural que impedia o desenvolvimento da capital para os lados das chácaras do Itaim e de Santo Amaro. A construção da passagem subterrânea ofereceu uma alternativa mais rápida e mudou a paisagem da região, que foi perdendo a aparência rural de seus vales e jardins para dar lugar aos grandes edifícios.
O túnel levou um ano para ser construído e custou aos cofres públicos 17.192 mil contos de réis. A obra fazia parte do famoso Plano de Avenidas, elaborado por Maia no início dos anos 30 para o prefeito Pires do Rio.
Em 2001, a via subterrânea foi rebatizado de Daher E. Cutait pela prefeita Marta Suplicy, mas o nome não se popularizou e ficou apenas grafado nas placas entre parênteses.
Disponível em: http://acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,como-era-sao-paulo-sem-o-tunel-9-de-julho,9104,0.htm. Acesso em: maio 2016.


Assuntos: Ruas; São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Túneis
Título Secundárias: Túnel Daher E. Cutai; Túnel Nove de Julho