ID: 39472
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: Hospital das Clínicas [da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo] : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A ideia da criação do Hospital foi dividida por alguns médicos da época, em três momentos. O primeiro momento, entre os anos de 1923 a 1926, foi onde se deram as negociações em torno da assinatura do compromisso entre governo Estadual e a Fundação Rockefeller para o planejamento e início das obras. Esse momento pode ser estendido até os anos de 1929 e 1930, entre a finalização do projeto de construção e o cancelamento da edificação do Hospital, como um período de definição de prioridades para o ensino das cadeiras básicas e para os trabalhos de pesquisa dos docentes da Faculdade.
O segundo momento seria entre os anos de 1931 a 1938, quando as atividades de atendimento continuavam a ser realizadas fora dos espaços específicos da Faculdade e a finalização das negociações para a construção do Hospital.
E o terceiro momento, entre os anos de 1938 a 1944, quando a ideia de universidade já estava estabelecida nos meios acadêmicos paulistas, o projeto do Hospital das Clinicas foi retomado, a sua construção finalizada, o inicio da transferência das clínicas da Santa Casa, para o novo edifício.
A obra foi reiniciada em 10 de outubro de 1938, com a cerimônia de lançamento da pedra fundamental por Adhemar Pereira de Barros.
O engenheiro responsável pela obra foi Abrahão Leite, auxiliado pelos engenheiros Guilherme de Amaral Lira, Walfredo de Albuquerque Cavalcanti e pelo arquiteto João Serato. O projeto foi idealizado e construído pela Companhia Construtora Nacional S. A., sob a gerência comercial de Charles Kernen.
O edifício seguiu a mais moderna arquitetura da época.Construído em cimento armado tinha a forma de “H” geminado com uma área física de 4.600 metros quadrados, distribuídos em 11 andares, com capacidade para 1.200 leitos, 207 enfermarias, 17 salas cirúrgicas, 106 quartos de um a dois leitos, 125 conjuntos sanitários e 600 outras dependências.
O Hospital das Clínicas foi inaugurado em 19 de abril de 1944, pelo interventor federal Fernando Corrêa da Costa, dentro das solenidades comemorativas do aniversário natalício do presidente Getulio Vargas.
Fazem parte do Hospital das Clínicas os institutos de Ortopedia e Traumatologia, de Psiquiatria, do Coração, da Criança e de Radiologia.
Além desses, foram criados três hospitais auxiliares, dois de retaguarda e um de reabilitação profissional, laboratórios de investigação médica, de ressonância nuclear, além de núcleos de extensão de várias clínicas.
Disponível em: http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=472&Itemid=304. Acesso em: maio 2016.
Disponível em: http://www.hc.fm.usp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=472&Itemid=304. Acesso em: maio 2016.
Assuntos: Edifícios hospitalares; Hospitais; São Paulo (Estado); São Paulo (SP)
Título Secundárias: HCFMUSP; Hospital das Clínicas da USP