Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 39468
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Ramos de Azevedo] : Estátua de Rui Barbosa : [vista panorâmica da cidade] : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Ramos de Azevedo está localizada junto ao Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, formando um grande espaço livre público.
Famosa por abrigar o Teatro Municipal de São Paulo, a praça nasceu junto com seu mais famoso residente, em 1911. Naquela época era conhecida como Esplanada do Teatro, por causa do projeto do engenheiro Vitor da Silva Freire que fazia parte do conjunto de obras para urbanização do Vale do Anhangabaú. Antes da chegada do teatro, a região abrigava cortiços, demolidos com a famosa edificação.
O local passou a ser conhecido como Praça Ramos de Azevedo apenas em 1928, em homenagem ao famoso arquiteto.
O local foi um importante centro de manifestações nos anos 60 e 70, tendo sediado diversas passeatas. Além de uma estátua de Ramos de Azevedo, a praça possui a famosa Fonte dos Desejos, com imagens de referência a Carlos Gomes, compositor de óperas brasileiro.
Disponível em: http://www.saopaulo.com.br/praca-ramos-de-azevedo/. Acesso em: maio 2016.
A estátua em homenagem ao estudioso e político Rui Barbosa foi construída em bronze e granito, pelo escultor José Cucê. Foi implantads em 1930, na Praça Ramos de Azevedo.
Disponível em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/upload/Inventario_de_Esculturas_1261586685.pdf. Acesso em: maio 2016.
Ruy Barbosa de Oliveira foi um polímata brasileiro, tendo se destacado principalmente como político. Ganhou prestígio como orador, jurista e jornalista defensor das liberdades civis e foi por duas vezes, candidato à Presidência da República. Estudioso da língua portuguesa, presidiu a Academia Brasileira de Letras após a morte de Machado de Assis. Em 1907, representou o Brasil na Segunda Conferência Internacional da Paz em Haia e, já no final de sua vida, foi eleito Juiz daquela Corte Internacional. Disponível em: http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?ID_S=2. Acesso em: maio 2015.


Assuntos:
Barbosa, Rui, 1849-1923; Cidades e vilas; Estátuas; Habitações; Monumentos; Praças; São Paulo (Estado); São Paulo (SP); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Esplanada do Teatro; Estátua de Ruy Barbosa


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página