ID: 39467
Código de Localidade: 3550308
Município: São Paulo
Tipo de material: fotografia
Título: [Avenida São João : Edifício Altino Arantes] : São Paulo, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Avenida São João é uma importante via arterial do Centro de São Paulo. Conecta-se a ela o Elevado Costa e Silva e, em sua perspectiva, encontra-se o Edifício Altino Arantes (Banespa), importante ponto focal urbano. Em sua área mais central, a avenida é inteiramente pedonal (situação caracterizada como “calçadão”), sendo restrito o tráfego de automóveis.
Disponível em: http://busca.unisul.br/pdf/restrito/000003/00000321.pdf. Acesso em: maio 2016.
Denominado Edifício Altino Arantes na década de 80 e popularmente conhecido como Banespão, o edifício foi construído a partir de 1939 e está localizado no coração da cidade, próximo às ruas que no passado formavam o centro bancário do município: São Bento, XV de Novembro e Direita.
Escolhido para sediar o Banco do Estado de São Paulo, o prédio demorou oito anos para ser finalizado. Foi Ademar de Barros, como governador eleito, que em 27 de junho de 1947 celebrou sua inauguração.
Situado no ponto alto do centro velho, a inspiração da arquitetura veio do famoso Empire State Building, em Nova York. Com 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, foi considerado nos anos 40 a maior construção de concreto armado do mundo. Por quase 20 anos foi o mais alto da cidade, identificado facilmente pelo seu logotipo luminoso. Mas o que garante ainda mais o seu sucesso é a torre. Sua altitude proporciona perspectivas impressionantes. Do alto do mirante, o raio de visão é de 360º e atinge 40 Km. De lá é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do centro.
O lugar era visitado mensalmente por cerca de 5 mil pessoas. O saguão possui um lustre de cristal nacional em estilo decô-eclético, com 13 metros de altura, 10 mil peças de cristais e 1,5 tonelada, feito no formato do edifício.
O prédio foi privatizado em 2000 pelo grupo Santander-Banespa. A partir daí passou a abrigar um museu onde estão reunidos mais de 2 mil objetos que fazem parte da história de quase 100 anos de existência iniciados com cultura cafeeira do Brasil e que originou ali o Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo.
Disponível em: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/o-que-visitar/pontos-turisticos/178-banespao-edificio-altino-arantes. Acesso em: maio 2016.
Assuntos: Bancos; São Paulo (Estado); São Paulo (SP)
Título Secundárias: Banespa; Banespão