Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 37028
Código de Localidade: 2312908
Município: Sobral
Tipo de material: fotografia
Título: Vista aérea da cidade : Rio Acaraú : Sobral (CE)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Acaraú é um rio brasileiro que banha o estado do Ceará, ficando situado na região norte do estado. A etimologia da palavra Acaraú é indígena, resultado da fusão de duas palavras do tupi-guarani "Acará" que significa Garça e "Hu" cujo significado é Água, sendo traduzido, portanto, como "Rio das Garças".
A Bacia hidrográfica do Rio Acaraú está localizada a oeste da capital cearense (Fortaleza) e compreende uma área equivalente a 14.500 Km², abrangendo cerca de vinte e cinco municípios cearenses, sendo considerada a segunda maior bacia hidrográfica do Ceará.
O Rio Acaraú, localizado na cidade de Sobral teve grande importância econômica, pois foi fonte de renda para muitos homens e mulheres que nele encontravam recursos para o exercício de suas atividades. As lavandeiras, semanalmente, pegavam nas residências de seus clientes suas roupas sujas e as conduziam até o Rio para lavá-las.
O acesso entre as margens do Rio Acaraú limitava-se a duas pontes, uma na área urbana e outra na BR 222. No entanto, a população que necessitava fazer a travessia, recorria de um meio alternativo bem acessível ofertado pelo trabalho de diversos canoeiros que encontravam aí sua fonte de renda ao transportar passageiros e cargas de uma margem a outra.
O Rio Acaraú também já foi ponto de lazer das famílias sobralenses nos finais de semana para realização de piqueniques em suas areias e banho em suas águas limpas e correntes. As pessoas se espalhavam em diversos pontos tais como: Córrego da Onça, Ponte do Pintinho, por trás da Igreja da Sé, Pedrinhas e Pedra Branca, para quem procurava algo mais reservado.
A expansão urbana desordenada, inclusive nas margens do Rio Acaraú, ocasionou a canalização de esgotos que derramavam seus dejetos diretamente nas águas do Rio sem que houvesse nenhum tratamento prévio. O mesmo ocorreu com algumas indústrias e um hospital que desaguavam seus esgotos em direção do velho Acaraú que, desde então, sofreu uma mudança danosa em sua história natural. O uso da água do Rio para banho e lavagem de roupas aos poucos começou a ser desapropriada.
Com tantas mudanças no trato do Rio, a consequência foi quase o total desaparecimento da mata ciliar e dos animais que viviam à sua margem. Atualmente a vegetação que predomina é a caatinga. Durante as cheias muitos municípios sofrem com as inundações e enchentes devido à descaracterização do leito dos rios.
Disponível em: https://goo.gl/DYkWs7. Acesso em: jun. 2017.
Fotografia sem coordenada devido a não localização de um item específico.


Assuntos:
Ceará; Cidades e vilas; Habitações; Rios; Sobral (CE); Vistas aéreas; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Rio das Garças


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página