Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 36437
Código de Localidade: 2307304
Município: Juazeiro do Norte
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça das Almas : Estátua de São Francisco das Chagas : Santuário de São Francisco das Chagas] : Juazeiro do Norte, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça das Almas é uma enorme área que circunda o Santuário de São Francisco das Chagas e é capaz de abrigar 50 mil fiéis. É rodeada por arcadas com 224 colunas e oferece condições para um passeio panorâmico em volta do santuário.
Disponível em: http://iguatu.net/novo/wordpress/301384/60-anos-de-inauguracao-da-igreja-de-sao-francisco-em-juazeiro-do-norte/. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/suplementos/tur/sob-o-signo-da-diversidade-1.787415. Acesso em: jul. 2016.
A estátua de São Francisco das Chagas foi esculpida em bronze e possui 12 metros de altura.
Disponível em: https://goo.gl/Pqtnv9. Acesso em: jul. 2016.
São Francisco de Assis nasceu em Assis, Itália, em 1182. Era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença. Na juventude, Francisco era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos, pois o que ele queria mesmo era se divertir. Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, uma guerra começou entre as cidades italianas chamadas Perugia e Assis. Decidiu ir combater em Puglia, porém quando estava em Espoleto, caiu enfermo. Durante a doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele "servir ao amor e ao Servo".
Em 1206, aos 24 anos, Francisco de Assis abandonou tudo: riquezas, ambições e orgulho. Certa vez, ao encontrar um leproso, apesar da repulsa natural, venceu sua vontade e beijou o doente e a partir desse momento passou a fazer visitas e a servir aos doentes que se encontravam nos hospitais. Aos pobres, presenteava com suas próprias roupas e também com o dinheiro que tivesse no momento.
Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, quando sentiu que o crucifixo falava com ele, repetindo por três vezes a frase “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. Francisco vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, a quem pediu permissão para morar junto. Pedro Bernardone, ao saber o que seu filho tinha feito, foi buscá-lo indignado, levou-o para casa, bateu nele e acorrentou-o pelos pés. A mãe, porém, o libertou na ausência do marido, e o jovem retornou a São Damião. Seu pai foi de novo buscá-lo. Mandou que ele voltasse para casa ou que renunciasse à sua herança. Francisco então renunciou a toda a herança e disse "As roupas que levo pertencem também a meu pai, tenho que devolvê-las". Em seguida se desnudou e entregou suas roupas a seu pai, dizendo-lhe: “Até agora tu tem sido meu pai na terra, mas agora poderei dizer Pai nosso, que estais nos céus”.Francisco Estabeleceu moradia junto à Igreja de Santa Maria dos Anjos.
Na festa de São Matias, depois de ouvir a explicação do sacerdote sobre um trecho do Evangelho, exclamou “É isto que eu quero, é isto que peço, é isto que busco fazer de todo coração”. Alguns jovens de Assis seguiram seu exemplo e assim nasceu a Ordem Franciscana, no ano de 1209. Francisco dirigiu-se a Roma com seus companheiros e obteve do papa Inocêncio III a aprovação da Regra.
Pregou o Evangelho em muitos lugares e cidades da Itália. Reunia todo ano os frades e os enviava às várias nações.
Desejoso do martírio, viajou para o Oriente, onde passou dois anos.
Em 1221 celebrou o capítulo das esteiras, em Assis, e se demitiu do posto de superior. Nesse mesmo ano foi fundada a Ordem Terceira.
Em 29 de novembro de 1223 redigiu a nova Regra da Ordem, que foi aprovada pelo papa Honório II.
Já doente, em 1224, foi para o monte Alverne em companhia de alguns de seus frades mais íntimos e pôs-se em oração fervorosa. Na figura de um serafim de seis asas apareceu-lhe Nosso Senhor crucificado que, depois de entreter-se com ele em doce colóquio, partiu deixando-lhe impressos no corpo os sagrados estigmas da Paixão.
Quase cego, nos primeiros meses do ano, em Fonte Colombo, submeteu-se a uma operação na vista. Na primavera, retornou a Assis, onde 3 de outubro de 1226, faleceu cantando o salmo 141.
Foi canonizado em 16 de Julho de 1228, pelo papa Gregório IX e em 1935 foi proclamado patrono da Itália pelo papa Pio XII.
Foi proclamado patrono da ecologia em 1979, pelo papa João Paulo II.
Disponível em: http://www.santuariodesaofrancisco.com.br/#!padroeiro-2/c211x. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.franciscanosmapi.org.br/psf/?page=historia#saofrancisco. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://www.santuariodecaninde.com/santuario/sao-francisco/. Acesso em: jul. 2016.
O Santuário de São Francisco das Chagas, conhecido como a Igreja dos Franciscanos, foi benzido em 6 de janeiro de 1956, após seis anos da inauguração de sua pedra fundamental, em 6 de janeiro de 1950.
Fica localizado na Praça Monsenhor Joviniano Barreto e é um dos maiores templos dessa ordem no Brasil. O Santuário de São Francisco das Chagas também é sede da Paróquia do mesmo nome, confiada aos Frades Capuchinhos.
Seu teto possui citações de nomes de famílias que contribuíram de alguma maneira para a obra, que foi erguida em estilo lombardo-saxônico e na forma de Cruz Latina Dupla.
A imagem de São Francisco no altar-mor foi esculpida em Gênova, na Itália, e outra em um enorme pedestal é circundada pela Praça das Almas, que são passarelas suspensas como réplica à Praça de São Pedro no Vaticano. Sua torre de 45 metros de altura conta com um relógio e mais oito sinos que tocam trechos do Hino a São Francisco. O estilo do Santuário é o Romano Lombardo.
O Santuário de São Francisco das Chagas comporta cerca de 30 mil pessoas em época de romaria.
Disponível em: http://www.santuariodesaofrancisco.com.br/#!histrico-da-igreja/c1le2. Acesso em: jul. 2016.


Assuntos:
Ceará; Estátuas; Francisco, de Assis, Santo, 1182-1226; Igrejas (Edifícios); Juazeiro do Norte (CE); Paróquias; Praças; Santuários

Título Secundárias: Igreja dos Franciscanos; Paróquia de São Francisco das Chagas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página