Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 35485
Código de Localidade: 2304400
Município: Fortaleza
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento a Dom Pedro II : Fortaleza, CE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No monumento, a estátua de Dom pedro II veste o uniforme de gala dos oficiais da Marinha, com uma espada à esquerda. A estátua foi criação do artista Auguste Maillard, fundida em bronze, em Paris. Foi preparada em 2912 e inaugurada em 1913, por iniciativa da Associação dos Jornalistas Cearenses.
Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/a-primeira-das-pracas-1.352055. Acesso em: mar. 2016.
Pedro de Alcântara João Carlos Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga (2/12/1825-5/12/1891) nasce na cidade do Rio de Janeiro, sétimo filho de Dom Pedro I e da imperatriz Maria Leopoldina. É coroado aos 15, em 1841. Em 1843 casa-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, filha de Francisco I, rei das Duas Sicílias. Interessado pelas letras e pelas artes, mantém correspondência com cientistas europeus, entre eles Pasteur e Gobineaude, e protege os intelectuais e escritores. Calmo e inteligente, é prestigiado pelo progresso que promove na economia brasileira com a introdução da produção cafeeira e a ampliação da rede ferroviária e de telégrafo. Governa o país até o fim do Império. No dia 15 de novembro é confinado ao Paço da Cidade do Rio de Janeiro, onde recebe a mensagem do governo provisório sobre a proclamação da República com tranquilidade. Lê revistas e faz versos, conforme revela posteriormente em seu diário. Viaja para Portugal dois dias depois da proclamação da República, debilitado pela diabete. Recuperado da doença, passa a viver entre as cidades francesas de Paris, Cannes e Versalhes, onde assiste a espetáculos de arte e participa de palestras e conferências. Morre de pneumonia em Paris, no Hotel Bedford.
Disponível em: http://www.sohistoria.com.br/biografias/pedroII/. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Ceará; Fortaleza (CE); Monumentos; Pedro II, Imperador do Brasil, 1825-1891

Título Secundárias: Monumento a Dom Pedro Segundo


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página