ID: 34949
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Teatro Artur Azevedo] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Durante o ciclo do algodão maranhense, no ano de 1815, Eleutério Lopes da Silva Varela e Estevão Gonçalves Braga, dois comerciantes portugueses desejosos de assistirem espetáculos de arte dramática e música lírica de qualidade em condições adequadas, a exemplo do que assistiam em Lisboa, decidiram edificar um grande teatro do mesmo porte das casas de óperas da Europa e trazer de lá e do sul do Brasil as grandes companhias.
A planta original do que seria esta grande Casa de Espetáculos, previa uma fachada para a Rua da Paz e a principal para o Largo do Carmo. A igreja reagiu e, com o pretexto de ser anti-religiosa a construção de um teatro ao lado de uma igreja, afrontando seus valores, pediu o embargo da construção. Com uma sentença favorável aos padres carmelitas, o Teatro começou a ser construído em 1816 com sua fachada principal voltada para a rua do sol e o prédio ficou espremido entre outras construções, sendo as ruas da frente e da lateral de alta circulação automotiva, o que causava muito barulho, além das dificuldades para estacionamento.
O teatro não foi o primeiro e sim o quarto a ser construído na cidade de São Luís entre os anos de 1780 e 1816. Os outros três eram de pequeno porte e sem os espaços e conforto adequados. O Teatro foi construído em apenas um ano, entre 1816 e 1817.
Edificado em estilo arquitetônico neoclássico, constitui-se no único exemplar verdadeiro desse estilo em São Luís. No Brasil, o neoclássico foi difundido com a chegada da missão artística francesa, trazida por D.João VI em 1816. No Rio de Janeiro, a primeira edificação no estilo neoclássico só ocorreu em 1819.
Nascia assim o Teatro União, inaugurado em 1º de junho de 1817, dois anos após a inclusão do Brasil ao Reino Unido de Portugal e Algarves, fato que originou o nome do prédio. O projeto era grandioso. Na época, São Luis era a quarta maior cidade do Brasil e os 800 lugares do teatro representavam 5% da população local.
Em 1852, o Teatro União passaria a se chamar Teatro São Luiz. Este mesmo ano é marcado pelo primeiro baile de máscaras de São Luís, à época um evento de grande repercussão.
O nome Teatro Artur Azevedo, viria na década de 20 em homenagem a um importante teatrólogo maranhense. Desde então, o lugar enfrentou momentos de crise e chegou a funcionar como cinema, além de sofrer restaurações que acabaram por descaracterizar alguns de seus elementos.
Disponível em: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/taa/index.php?page=historico. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos: Maranhão; São Luís (MA); Teatros
Título Secundárias: Teatro Arthur Azevedo; Teatro São Luís; Teatro União