ID: 34943
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Edifício São Luís] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Edifício São Luís foi desenvolvido em três pisos, com duas fachadas revestidas de azulejos portugueses nas cores azul e branco, e beiral em telha de faiança, apresenta ainda a base dos cunhais em cantaria, sendo considerado o maior prédio de azulejos do país, em estilo colonial.
Pertence ao terceiro quartel do século XIX. Apresenta predomínio de vazios sobre cheios, com os respectivos vãos das portas e janelas em arco pleno. A fachada principal (Rua de Nazaré) tem cinco portas, destacando-se a central, com chave de arco decorada com uma folha de acanto, encimada por um painel contendo a inscrição ─ano 1866 e n.º 33─ e cinco janelas com balcão sacado contínuo, no nível do 1º andar; o segundo andar apresenta as mesmas características.
Seus primeiros proprietários são desconhecidos, mas em sua trajetória, no século XX, passou por várias mãos, sendo utilizado como residência, quartel, livraria, consultório e hotel.
Foi completamente destruído por um incêndio em 1969 e adquirido pela Caixa Econômica Federal em 1976. Após a aquisição do imóvel, a Caixa procedeu a sua recuperação. Com a destruição completa do interior no prédio durante o incêndio de 1969, e as necessidades da instituição que viria ocupá-lo, o antigo casarão recebeu soluções construtivas modernas, em contraponto a suas fachadas coloniais. Estruturas em concreto aparente, escadas e paredes revestidas com mármores e granitos, vedações com panos de vidro, foram algumas dessas intervenções. Um mezanino ao centro da construção, interligando visualmente todos os níveis é, juntamente com os vãos das esquadrias representantes do estilo original do prédio, um dos elementos marcantes do prédio.
Disponível em: http://www.juntadeandalucia.es/fomentoyvivienda/estaticas/sites/consejeria/areas/arquitectura/fomento/guias_arquitectura/adjuntos_ga/Guia_Sao_Luis_e.pdf. Acesso em: abr. 2016.


Assuntos: Bancos; Edifícios; Maranhão; São Luís (MA)
Título Secundárias: Caixa Econômica Federal; CEF